Com o intuito de promover o turismo do Estado de São Paulo, a Secretaria de Turismo e Viagens (Setur-SP) participa, nos dias 30 e 31 de agosto, da 26ª Feira de Turismo Avirrp (Associação das Agências de Viagens de Ribeirão Preto e Região), a mais importante do turismo no interior paulista. A Setur-SP marca presença com um estande onde realiza atendimentos e promove os destinos turísticos do Estado, com degustação de sanduíche de mortadela, caldo de cana e café premiado de Espírito Santo do Pinhal. A secretaria também reuniu, recentemente, principais lideranças do afroturismo em São Paulo.

“É muito importante termos um evento como este no interior, com um grande público emissor e enorme potencial para o turismo. A feira ainda atrai profissionais do setor, fazendo girar a economia turística da região,” disse Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens do Estado de SP. A Setur-SP também divulga as regiões turísticas Águas Paulista; Entre Rios, Serras e Cafés; Águas Sertanejas; Águas, Cultura e Negócios; Circuito das Frutas; Costa da Mata Atlântica; Litoral Norte de São Paulo; Mananciais, Aventura, Artes e Negócios; Negócios e Cultura; Bem Viver; Nascentes do Tietê; Pantanal Paulista; Tietê Vivo; Raízes do Campo e Alta Mogiana.

Ribeirão Preto é o principal destino paulista relacionado ao agronegócio. Sede da Agrishow e de inúmeros eventos ligados ao agronegócio, Ribeirão tem uma rede hoteleira robusta, um turismo de saúde consolidado, além de receber feiras, eventos e shows nacionais e internacionais, como a Festa do Peão de Barretos, que aconteceu este mês e ocupou 100% da rede hoteleira da cidade.

Em 2023, houve um aumento de 7% no fluxo doméstico no Estado de SP, atingindo a marca de 46,5 milhões de turistas no ano. Já nos aeroportos regionais, a movimentação de embarques e desembarques foi de aproximadamente 1,75 milhão de passageiros, representando um aumento de 12,9% em relação ao ano anterior. O turismo doméstico ainda pode representar uma oportunidade para o desenvolvimento socioeconômico de várias regiões. Municípios, antes pouco conhecidos pela maioria dos paulistas, agora, com o crescimento do segmento, têm a chance de ganhar visibilidade e se consolidar como novas opções turísticas.