BRL - Moeda brasileira
EUR
6,63
USD
5,83

Turismo doméstico não acelera como esperado, segundo CVC

São Paulo (SP) – Durante o seminário “Atratividade no Turismo Nacional e Internacional: Vantagens e Oportunidades”, promovido pelo Grupo de Líderes Empresariais (Lide), Fabio Godinho, CEO da CVC Corp, compartilhou reflexões sobre o atual cenário do mercado turístico e o reposicionamento da empresa no mercado.

Godinho começou sua fala ressaltando a recuperação do setor de turismo, especialmente no mercado doméstico, que foi o primeiro a se restabelecer, não só no Brasil, mas também em outros países. No entanto, ele observou que, após essa recuperação inicial, o crescimento não acelerou como esperado, em grande parte devido à saúde financeira das companhias aéreas e à incapacidade de entrega de novas aeronaves, tanto por parte da Boeing quanto da Airbus.

Ele destacou que o mercado internacional, que demorou mais para se recuperar devido a questões como a obtenção de vistos, agora está em uma fase de aceleração significativa, especialmente no Brasil, onde a capacidade no segmento doméstico é mais restrita e está crescendo a uma taxa modesta de cerca de 5% ao ano. Em contrapartida, o mercado internacional está crescendo a uma taxa de 15% ao ano, comparado ao crescimento de 20% registrado no ano anterior.

Godinho observou que, enquanto regiões como a Europa e o Caribe já se recuperaram significativamente, outras, como a América do Norte, ainda operam com capacidade reduzida, cerca de 8% menor do que em 2019. Ele mencionou que, em destinos como a América do Sul, a capacidade já supera em 30% os níveis pré-pandemia. Um dado interessante que ele compartilhou foi o de que 85% dos passageiros em voos de São Paulo para a Europa são brasileiros, o que destaca a forte demanda do mercado nacional para destinos internacionais.

O CEO da CVC também falou sobre uma mudança de comportamento entre os consumidores, que estão cada vez mais trocando a compra de bens materiais por serviços, como viagens. Uma pesquisa do Sebrae, mencionada por Godinho, indicou que viajar pelo Brasil se tornou a prioridade número um de consumo das famílias brasileiras, superando até a compra da casa própria.

Godinho enfatizou a transformação digital pela qual a CVC está passando. Ele destacou que mais de 60% dos leads atendidos nas lojas da CVC hoje são gerados por campanhas digitais e que muitos clientes preferem ser atendidos por meio de plataformas como WhatsApp e Instagram, sem a necessidade de visitar fisicamente uma loja. Ainda assim, ele ressaltou que a experiência de compra de uma viagem é altamente emocional e relacional, o que mantém a importância do atendimento personalizado oferecido nas lojas.

A CVC, segundo Godinho, está em um momento de expansão, com a abertura de 300 novas lojas em 2024, tanto no Brasil quanto na Argentina, o que representa mais do que o dobro do recorde histórico de abertura de lojas da empresa. Ele mencionou que a CVC superou a marca de 1.250 lojas no Brasil e 150 na Argentina, e que a empresa está adotando novos modelos de lojas, mais econômicos e voltados para atender pequenas cidades e municípios.

Sobre o futuro da CVC, Godinho afirmou que a empresa está sendo preparada para os próximos 50 anos, com um modelo que combina o físico e o digital, permitindo que os clientes flutuem entre esses dois ambientes. Ele reforçou que, apesar das inovações tecnológicas, a CVC permanece fiel ao seu propósito como uma empresa de turismo, não uma empresa de tecnologia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Peru reforça turismo de fronteira com...

a:51:{i:0;O:8:"stdClass":7:{s:2:"id";i:623804;s:5:"title";O:8:"stdClass":1:{s:8:"rendered";s:72:"Fullwidth, vertically aligned headline on right with description on...

MSC Cruzeiros abre vendas para temporada...

Durante a cerimônia de encerramento da temporada 2024/2025, a...

MSC projeta novo itinerário no litoral...

A MSC Cruzeiros tem novos planos traçados temporada 2025/2026:...

Destinos brasileiros disputam Green Destinations Stories...

Destinos brasileiros com iniciativas de turismo sustentável estão concorrendo...

Cruzeiros de expedição contemplam destinos e...

Durante a primeira edição do Cruise360 Brasil, promovido pela...

NEWSLETTER

    AGENDA

    .

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS