A Latam Brasil reafirmou seu compromisso com a diversidade em 2024, ao contratar 438 novos comissários de voo, dos quais quase metade são negros. Além disso, a empresa aumentou a inclusão regional, com 32% dos contratados vindos de outras regiões do Brasil além do Sudeste. O processo seletivo da Latam foi reformulado para ser mais inclusivo, focando em habilidades técnicas e comportamentais, e dispensando a exigência de fluência em idiomas como inglês ou espanhol. Até o final de 2024, a Latam prevê a contratação de outros 270 comissários de voo, encerrando o ano com mais de 700 novos profissionais em seu quadro.

Alif, um dos novos contratados, faz parte dos quase 50% dos tripulantes de cabine negros que ingressaram na Latam Brasil em 2024. Nascido em Porto Velho, Rondônia, e morando há 11 anos em São Paulo, ele se consolidou em seu pai, que trabalhou como mecânico de grandes companhias aéreas nos anos 80, e nas comissárias negras que viram em seu primeiro voo pela América Latina. “Naquele momento, eu vi nessa posição e acredito que um dia poderia ocupar aquele espaço”, relata Alif. Depois de uma trajetória de anos, incluindo um período fora da companhia durante a pandemia, ele retornou em 2022 e agora, em 2024, realizou seu sonho de ser comissário de voo.

Ronaldo Stracieri, outro novo comissário, está na América Latina há 17 anos e iniciou sua carreira como bombeiro civil. Inspirado por colegas, ele migrou para a função de comissário de voo em 2024, após passar por um processo seletivo interno. “Admiro profundamente a profissão de comissário de voo e me identifico plenamente com seus desafios e recompensas. Sinto que essa mudança é uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional”, destaca Ronaldo.

A Latam oferece um treinamento completo para todos os seus tripulantes de cabine, com uma carga aproximada de 234 horas, abrangendo tanto atividades online quanto práticas, adaptadas ao modelo das aeronaves e suas configurações.

Sem intenção de garantir processos seletivos mais diversos e inclusivos, a Latam retirou a obrigatoriedade de fluência em inglês ou espanhol, focando em outras habilidades técnicas e comportamentais. Além disso, 90% do processo seletivo é realizado online, facilitando a participação de candidatos de todos os estados.

A companhia segue firme em seus compromissos de diversidade e inclusão, buscando maior representatividade de mulheres, pessoas com deficiência, e ampliando a diversidade étnica, social, e de gênero em suas equipes. Nos últimos dois anos, a Latam avançou significativamente na contratação de pessoas LGBTQIAPN+, refletindo a diversidade da sociedade brasileira.

Com mais de 4.789 tripulantes de cabine atualmente, a Latam Brasil se prepara para fechar 2024 com mais de 700 novos comissários de voo em seu quadro de colaboradores.