A Embratur firmou uma parceria estratégica com a Feira Internacional de Turismo de Gramado (Festuris), um dos maiores eventos de negócios turísticos das Américas, como parte de seu plano de reconstrução da imagem e promoção do turismo no Rio Grande do Sul. O evento ocorrerá entre os dias 7 e 10 de novembro de 2024 e reunirá expositores nacionais e internacionais.

O apoio da Embratur ao Festuris está alinhado com a estratégia de promover o estado, especialmente após as enchentes que afetaram a região em maio deste ano. Entre as ações previstas na parceria, destaca-se a realização de um famtour – uma viagem de familiarização – que trará operadores latino-americanos para fomentar negócios com empresas brasileiras, com foco especial nas gaúchas, ajudando a impulsionar a retomada do turismo na região.

Marcelo Freixo, presidente da Embratur, enfatizou a importância da parceria para a recuperação econômica do estado através do turismo: “O Festuris é uma vitrine consolidada que gera muitas oportunidades. Após a etapa de ajuda humanitária, agora queremos gerar renda e oportunidades por meio do turismo”, afirmou Freixo.

Eduardo Zorzanello, CEO do Festuris, destacou a relevância da parceria para aumentar a presença internacional do evento, facilitando a conexão com compradores estrangeiros e promovendo o potencial turístico da Serra Gaúcha, onde o evento acontece. “Temos muito a oferecer, como atrativos diferenciados, além de uma cultura genuína. Essa parceria é fundamental para a promoção do Brasil no mercado turístico do exterior e na captação dos compradores do destino, ao trazê-los para conhecer o produto local, fato imprescindível para a reconstrução e retomada do turismo do nosso estado,” contou Zorzanello.

Na edição de 2023, o Festuris reuniu 15 mil participantes, sendo a maior de sua história, com 40 destinos internacionais. Para 2024, o evento continua a investir em diferenciais competitivos, reafirmando sua posição como uma plataforma importante para o turismo nacional e internacional. Em 2024, além dos tradicionais espaços segmentados, o evento trará novidades como os espaços Holístico e Wellness, dedicados ao bem-estar, ampliando as possibilidades para os diversos públicos presentes.