A agência de viagens Hurb, anteriormente conhecida como Hotel Urbano, e a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) estão em fase final de negociações para fechar um acordo que garantirá o ressarcimento dos consumidores que tiveram pacotes de viagem cancelados. O Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) proposto está em desenvolvimento, e a expectativa é de que a assinatura ocorra em breve, de acordo com informações do jornal O Estado de S.Paulo.

A Hurb já firmou um compromisso com a Justiça Federal, que prevê o lançamento de uma plataforma de negociação para os clientes afetados. Essa plataforma deverá ser lançada em outubro, permitindo que consumidores negociem os valores devidos. A Senacon informou que, após o lançamento, os clientes serão notificados para realizar o cadastro e iniciar as negociações.

Crise e suspensão de pacotes flexíveis

A Hurb enfrentou uma crise em 2023 ao cancelar ou adiar pacotes vendidos em sua modalidade de “viagens flexíveis”, que oferecia preços abaixo da média do mercado, mas dependia de datas flexíveis para a concretização das viagens. No entanto, o modelo se mostrou insustentável, resultando no cancelamento de pacotes já comprados por clientes, gerando uma crise generalizada na empresa.

Em resposta à situação, a Justiça do Rio de Janeiro determinou, em junho de 2023, que a agência reembolsasse todos os consumidores afetados, com a opção de seguir com a prestação do serviço para aqueles que não desejassem o reembolso. Além disso, a Senacon impôs a suspensão das vendas de pacotes flexíveis e abriu um processo administrativo sancionador contra a Hurb por violação dos direitos dos consumidores.