Brasília (DF) – Durante a 51ª Abav Expo, feira de Turismo que ocorre entre os dias 26 e 28 de setembro, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília (DF), Bianca Pizzolito, diretora de eventos da World Travel Market (WTM) Latin America, revelou as novidades para a edição de 2025. A WTM, um dos principais eventos de turismo da América Latina, seguirá o tema “Where Tech Meets Touch” (Onde a Tecnologia Encontra o Contato Humano), com o objetivo de mostrar como a tecnologia pode potencializar os negócios sem perder a essência das interações humanas.

“Acreditamos que, especialmente na América Latina, o contato humano é a base das relações, mas isso não significa que ele deve ser dissociado da tecnologia. Pelo contrário, as duas forças se complementam”, destacou Bianca.

A WTM, que já vem se estabelecendo como um “evento inteligente”, introduzirá novas ferramentas tecnológicas para tornar a experiência dos expositores e visitantes ainda mais dinâmica. Entre as inovações, Bianca mencionou o uso de QR Codes nos estandes, permitindo aos visitantes e expositores trocarem informações de maneira automática, e a integração de um dashboard analítico que oferece métricas detalhadas sobre o desempenho no evento. “Isso ajuda a mensurar o retorno sobre o investimento (ROI) de forma clara e assertiva”, explicou.

Outro ponto de destaque será a continuidade e expansão da “Rota da Diversidade”, um projeto iniciado na última edição e que tem como objetivo promover discussões sobre diversidade, inclusão e sustentabilidade. “Recebemos um retorno muito positivo sobre a inclusão desses temas, e isso reflete o caminho que queremos seguir com o evento”, acrescentou Bianca.

Expectativas de crescimento
A WTM Latin America espera um aumento no número de visitantes e expositores para a próxima edição. Em 2023, o evento já registrou um crescimento de 37% no número de visitantes em relação ao ano anterior, e em 2024 o aumento foi de 10%. A expectativa é continuar essa tendência, com aumento de cerca de 10% para expositores e 8% para visitantes em 2025.

A integração da tecnologia também se conecta aos esforços de sustentabilidade da feira, como a substituição das tradicionais credenciais de plástico por versões de papel e o uso de cordões reciclados feitos de garrafas PET.

O Brasilturis realiza a cobertura da 51ª Abav Expo com o apoio do Manhattan Plaza Hotel da rede Plaza Brasília Hotéis, da Mundi Transport Executive e com proteção Affinity Seguro Viagem.