O Escritório Econômico e Comercial do Chile no Brasil (ProChile), a Embaixada do Chile no Brasil e o Serviço Nacional de Turismo do Chile (Sernatur) promovem a Chile Week Brasil 2024. Tendo como anfitrião Sebastián Depolo, embaixador do Chile o Brasil, o encontro, que foi realizado nesta quinta-feira (03) na Embaixada do Chile em Brasília (DF), já teve sua edição 2024 realizada em São Paulo, nos dias 30 de setembro e 1 de outubro, e tem seu encerramento programado para esta sexta-feira (04), em Minas Gerais. Vale dizer que o país lidera a preferências de turistas entre 2020 e 2023.
“É uma honra receber a Chile Week em nossa casa. Este evento é muito importante para a projeção do Chile no Brasil. Brasil e Chile melhoraram sua relação turística. E que melhor forma de fazer isso com encontros como este, que nos ajudam a promover nosso destino. Queremos fazer muito mais”, disse o Embaixador.
No total, a delegação chilena é integrada por 11 empresários que desembarcaram no Brasil para agendas de treinamento, capacitação, rodada de negócios e networking com players da indústria do turismo, aí inseridos autoridades governamentais, líderes de entidades de classe, operadores e agentes de viagem.
Esses empresários representam as regiões de Coquimbo a partir das empresas Ecoturismo, Turismo Migrantes, Viajes Mirador, Hotel Terra (Valle de Elqui) e Aldeia del Valle – Elqui Villas (Valle del Elqui); Ñuble, representada pela Câmara de Turismo Valle las Trancas, Câmara de Comercio e Turismo de Chillán, Comitê Multisetorial de Turismo San Fabian, Câmara de Turismo de Cobquecura e Associação Gremial de Enoturismo Valle del Itata; e Aysén, que contou com as participações do diretor Regional de Aysén e com a Free Adventure. Do Brasil, participam, em ordem alfabética: Azul, Bancorbrás, CVC, Five Tours, FRT, Grupo BRT, Itaparica Operadora, Just Tur, Operadora HotelDO, Orinter, TBO, Trend, Viagenspromo, Visual, Viagenspromo e Voetur.
“A realização da Chile Week Brasil é muito importante para nós porque ela também coloca luz em um tema muito estratégico, que é o turismo. E nós precisamos refletir sobre a importância cultural, social e econômica do turismo”, diz Verónica Pardo, subsecretaria de Turismo do Chile. A executiva reforça que é preciso pensar sobre o papel de cada um na promoção de um futuro inclusivo por meio do turismo sustentável, que deixou de ser um nicho restrito e passou a ser uma preocupação real de governos, empresas, executivos e viajantes. “O Chile tem se destacado como um dos destinos que encapsula essas características. Eu acredito que o turismo deve trabalhar para ser protagonista em uma indústria capaz de ser uma ponte entre culturas, um motor de desenvolvimento econômico e uma plataforma de preservação ambiental”, diz.
Em julho de 2024, o Chile recebeu 460,2 mil turistas estrangeiros, um aumento de 71,9% em comparação ao mesmo mês em 2023. Os principais mercados de origem incluem Brasil, Argentina, Colômbia, México e Estados Unidos, com uma média de sete noites de estada.
Agenda