O Mini Mundo, atração pioneira de Gramado, no Rio Grande do Sul, reinaugurou no último sábado (5/10) seu tradicional castelo de entrada revitalizado e ampliado, em uma celebração pelos seus 40 anos de história. A renovação traz inovação e conforto aos visitantes, reafirmando o compromisso do parque com suas origens e tradições. O novo espaço visa aprimorar a experiência das milhares de pessoas que visitam o parque anualmente, oferecendo um ambiente mais agradável e lúdico que favorece a imersão nos detalhes e na cultura do Mini Mundo.

O projeto de revitalização do castelo de entrada respeita a estética e a proposta da concepção original de 1983, inspirada nas antigas cidades muradas europeias, muitas das quais estão preservadas até os dias atuais. A nova estrutura incorpora elementos medievais e clássicos, visando criar um espaço acolhedor, com materiais e formas que se integram ao castelo original. A proposta não apenas mantém o desenho e o valor histórico do local, mas também proporciona uma jornada inédita com mais conforto e acessibilidade para todos os visitantes.

Além da revitalização do castelo, o Mini Mundo agora conta com um espaço dedicado à cidade do Rio de Janeiro, que integra a cidade em miniatura. Essa área apresenta réplicas de três prédios icônicos da capital carioca: a Câmara Municipal, também conhecida como Palácio Pedro Ernesto, a Biblioteca Nacional e o Theatro Municipal, construções que estão localizadas na região da Cinelândia.

Réplica do Theatro Municipal (Foto: Divulgação)

A escolha desses prédios foi baseada em sua importância histórica e na riqueza de detalhes arquitetônicos, que contribuem para a narrativa visual do parque. O Mini Mundo busca sempre incluir obras relevantes e icônicas que façam sentido dentro do contexto geral da cidade em miniatura. Todas as novas adições atendem aos critérios do “plano diretor”, promovendo um urbanismo sustentável e reforçando o legado cultural e turístico do Mini Mundo, que segue em constante evolução e crescimento.