A World Travel Market (WTM) convidou jornalistas e imprensa para a coletiva de lançamento da WTM Latin America 2025. O evento, realizado nesta sexta-feira (11), em São Paulo, contou com a presença de Jonathan Heastie, diretor do portfólio mundial da WTM, que apresentou as tendências globais do turismo e compartilhou expectativas para as próximas edições da WTM em Londres, África e Arábia. Bianca Pizzolito, diretora de eventos da WTM Latin America, revelou as novidades para a feira que será realizada nos dias 14 a 16 de abril de 2025, na América do Sul.
Bianca Pizzolito apresentou os números da WTM Latin America 2024, que contou com mais de 29 mil profissionais do turismo, um aumento de 28% em relação a 2023, e 797 marcas expositoras, representando um crescimento de 20%. A feira reuniu 41 países e houve um aumento no número de compradores qualificados, com 2,9 mil membros do Buyers Club, mais 26% que em 2023 e mais de 8 mil agentes de viagens, acréscimo de 16%.
Para 2025, o tema, que já tinha sido adiantado ao Brasilturis em entrevista, será “Where Tech Meets Touch” (Onde a tecnologia encontra o contato), destacando o equilíbrio entre tecnologia e interação humana. Entre as inovações tecnológicas, está o uso de um aplicativo que permite que expositores capturem automaticamente dados dos visitantes e façam anotações diretamente no sistema. Além disso, a página “Dashboard” oferece análises detalhadas da participação dos expositores, enquanto a ferramenta Colleqt permite que visitantes armazenem contatos e materiais digitalmente via QR codes, eliminando a necessidade de cartões de visita físicos.
A expectativa para 2025 é manter o crescimento, com projeção de aumento de 8% no número de visitantes. Em 2023, o evento já registrou um crescimento de 37% dos visitantes em relação ao ano anterior, e em 2024 o aumento foi de 10%. Bianca também anunciou a continuidade e expansão da “Rota da Diversidade”, projeto que promove discussões sobre diversidade, inclusão e sustentabilidade. Outro destaque é a substituição das tradicionais credenciais de plástico por versões em papel e o uso de cordões reciclados feitos de garrafas PET.
Jonathan Heastie iniciou a apresentação falando sobre a World Travel Market em cada continente. Ele destacou que a edição da África, que já ocorre há 10 anos, recebe 10 mil visitantes e mais de 700 expositores, abrangendo todo o continente africano e o deserto do Saara. A WTM da Arábia, com 38 anos de história, reúne mais de 2,6 mil expositores e 45 mil visitantes, cobrindo 140 destinos, e terá como tema tecnologia e empreendedorismo, com foco na economia de Dubai e região.
Desde 1980, a WTM Londres é realizada anualmente e, no último ano, recebeu 44 mil visitantes e 3,9 mil expositores, conectando 184 destinos. O evento registrou um crescimento de 20% no público na edição passada, e o tema para esta edição será “O Poder das Viagens”, em resposta à demanda por mais conteúdos sobre o setor.
Heastie também comentou sobre as tendências do Turismo que estarão no relatório da WTM Londres, desenvolvido em parceria com a Oxford Economy e previsto para o segundo semestre. O relatório destaca que o setor continua em recuperação após a pandemia, com alguns destinos próximo aos níveis de ocupação de 2019, quando aconteceu o pico no setor. Os mercados europeus, por exemplo, estão 30% à frente em comparação a outros, como o asiático, que ainda enfrenta os efeitos da pandemia. A China espera um aumento significativo no orçamento familiar, beneficiando destinos como Tailândia e Japão. Além disso, o país espera chegar no topo como o destino mais procurado, superando os Estados Unidos.
Tendências comportamentais também estão em ascensão, como o bleisure (a combinação de negócios e lazer), viagens focadas em música, cultura, natureza, esporte e bem-estar, e uma maior atenção à sustentabilidade, com turistas buscando reduzir sua pegada de carbono.
Agenda