De janeiro a setembro de 2024, a Bahia registrou um crescimento de 58,5% no número de turistas internacionais, comparado ao mesmo período em 2023, enquanto o Brasil como um todo cresceu 12%. O estado se consolida como o principal ponto de entrada para turistas estrangeiros no Nordeste.

Nos primeiros nove meses do ano, a Bahia recebeu 94.703 visitantes internacionais, superando o Ceará, que ficou com 61.700 turistas. Em 2023, 59.754 estrangeiros visitaram a Bahia, e em 2024, até setembro, o número já aumentou em 35 mil. Os dados são do Ministério do Turismo e da Polícia Federal.

“Na América do Sul, estamos conectados a Buenos Aires, Córdoba, Santiago e Montevidéu. Na Europa, temos os voos de Lisboa, Madri e Paris, este último, emblemático, pela conexão com mais de 180 destinos da Europa, Ásia e África. Além disso, foi confirmada a segunda temporada das linhas fretadas de Varsóvia. A Bahia está mais próxima do mundo”, ressaltou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar.

O fortalecimento da presença no mercado internacional é uma prioridade da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), que aposta na atração de novos voos, capacitação de agentes no exterior e divulgação em feiras globais. Esse crescimento tende a se intensificar com a nova rota direta entre Salvador e Paris, conectando a Bahia a mais de 180 destinos na Europa, Ásia e África. Com o voo, que amplia as opções de acesso ao estado, a expectativa é de um aumento ainda maior no número de turistas internacionais nos próximos meses.

“Graças ao trabalho conjunto entre o Governo da Bahia, o aeroporto de Salvador e o trade turístico, temos nos destacado na atração de voos internacionais, liderando o número de companhias aéreas e rotas no Nordeste”, completou Marcus Campos, gerente de Marketing e Negócios do Salvador Bahia Airport.

Além da nova rota com Paris, a Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA) planeja continuar ampliando as conexões internacionais, fortalecendo ainda mais o fluxo de visitantes estrangeiros. A estratégia inclui negociações para novos voos e parcerias com companhias aéreas, visando facilitar o acesso de turistas de diferentes partes do mundo ao estado, especialmente da Europa e América do Sul.