BRL - Moeda brasileira
EUR
6,40
USD
5,43

Bahia: 16° Festival da Ostra atraiu milhares de turistas

A Comunidade Quilombola Kaonge, na zona turística da Baía de Todos-os-Santos, na Bahia, recebeu o 16º Festival Cultural e Gastronômico da Ostra, realizado nos dias 12 e 13 de outubro. Com o apoio do Governo do Estado, por meio das secretarias de Turismo (Setur-BA) e Cultura (Secult), o evento atraiu cerca de 10 mil visitantes, celebrando a culinária do Recôncavo baiano, manifestações afro-brasileiras, economia criativa, música e turismo comunitário.

“Criamos o festival para dar visibilidade à luta pelos direitos dos quilombolas, à produção social de ostras e ao turismo comunitário desenvolvido em nosso território. Hoje, o evento está fortalecido, com o engajamento do governo estadual”, afirmou Ananias Viana, liderança da Comunidade Kaonge.

O território remanescente de quilombo faz parte da Rota da Liberdade, estruturado para receber visitantes interessados ​​no turismo de base comunitária, com incentivos da Setur-BA, que realiza ações de promoção, qualificação de serviços e patrocínio de eventos.

Maurício Bacelar, titular da Setur-BA, destacou: “O Governo do Estado tem trabalhado a diversidade da oferta turística, com o crescimento da procura de visitantes por atividades em comunidades quilombolas, onde eles vivenciaram experiências históricas e aqueceram a economia local. O turismo comunitário está em ascensão na Bahia.” Bacelar esteve presente no primeiro dia do festival, acompanhado pelo governador Jerônimo Rodrigues.

Além disso, a 47ª Regata da Primavera aconteceu no sábado (12), reunindo 450 velejadores e colaboradores, promovendo a campanha Lixo Zero. Representantes da Bahia, Sergipe, Rio de Janeiro e São Paulo percorreram o trajeto da Ponta de Humaitá, em Salvador, até a Base Náutica de Itaparica, onde houve estreia e apresentação do cantor Alexandre Leão. A Setur-BA patrocinou o evento, organizado pelo Saveiro Clube da Bahia, que movimentou os equipamentos turísticos da região.

“Obtivemos 100% de ocupação em nosso hotel devido aos participantes da regata. Pessoas que nos procuraram na última hora, e indicamos outros estabelecimentos da ilha”, informou Luciane Gonçalves, funcionária do Hotel Icaraí, em Itaparica.

“Garantimos a tradição da Regata da Primavera, com a realização de um evento sustentável, que utilizou a nova marina de Itaparica, um equipamento elogiado por todos os velejadores. O calendário do turismo náutico baiano foi atualizado, com o apoio do Governo do Estado”, enfatizou Marcelo Fróes, coordenador da competição.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Antecipar para aproveitar: o novo jeito...

Como a antecipação virou estratégia para viver férias com mais prazer e mais tranquilidade

Greve de controladores de tráfego aéreo...

Paralisações nos dias 3 e 4 de julho devem afetar voos em toda a Europa; impacto pode atingir sobrevoos e conexões com destinos como Portugal e Marrocos

Brasilturis 897 – Junho 2025

IOF EM ALTA - Nova alíquota sobre remessas internacionais...

FOHB realiza VII Fórum Nacional da...

Com o tema “Conhecimento e Inspiração”, evento do FOHB reúne líderes do setor no dia 15 de setembro no Pullman São Paulo Vila Olímpia

Disney Cruise Line acelera expansão com...

Disney Cruise Line lança dois novos navios em 2025, expande operações para a Ásia e reforça seu modelo de cruzeiros com experiências imersivas

NEWSLETTER

    AGENDA

    Labace

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS