Uma pesquisa recente da Booking.com revela que 67% dos pais LGBTQIA+ brasileiros consideram essencial escolher destinos que ofereçam segurança e inclusão para a comunidade LGBTQ+ e para seus filhos. Segundo o levantamento, 34% desses pais afirmam que a orientação sexual ou identidade de gênero influencia diretamente as decisões de viagem em família, destacando a importância de destinos onde a diversidade seja acolhida.
A pesquisa indica que a existência de leis de proteção aos direitos LGBTQIA+ também pesa na escolha dos destinos. Em locais com essas garantias, 86% dos entrevistados relatam sentir-se confortáveis durante toda a experiência de viagem, incluindo o uso de transporte público, refeições em restaurantes e caminhadas noturnas. Ainda assim, o setor turístico apresenta desafios: dois terços dos pais brasileiros (66%) reconhecem que alguns destinos populares são descartados devido à identidade LGBTQIA+ de um ou mais membros da família, enquanto 45% dizem que essa realidade limita suas opções de locais desejados.
Inclusão no turismo e avanço com a certificação Travel Proud
Para responder a esses desafios, 83% dos entrevistados LGBTQIA+ afirmam observar avanços positivos no turismo, que tornam o setor mais acolhedor. Além disso, 74% mencionam que ser LGBTQIA+ aumentou sua confiança para explorar novos destinos. Esse movimento é reforçado pelo programa Travel Proud, da Booking.com, que oferece treinamento gratuito em hospitalidade inclusiva, capacitando acomodações para lidar com as necessidades específicas dessa comunidade. Atualmente, mais de 67 mil propriedades em 133 países e territórios receberam a certificação, sinalizando o compromisso da indústria com a diversidade.
“O aumento da inclusão no turismo reflete o compromisso com experiências de viagem mais seguras e representativas para as famílias LGBTQ+”, destaca a pesquisa, encomendada pela Booking.com, que entrevistou 11.469 viajantes LGBTQ+ de 27 países e foi realizada online entre abril e maio de 2024.
Agenda