BRL - Moeda brasileira
EUR
6,40
USD
5,43

Turistas LGBTQIA+ brasileiros já sofreram algum tipo de discriminação durante viagem

Uma pesquisa realizada pela Booking.com indica que 58% dos turistas LGBTQ+ brasileiros já vivenciaram discriminação durante suas viagens. Divulgado em celebração ao Dia de Sair do Armário, em 11 de outubro, o estudo visa conscientizar a indústria do turismo sobre as necessidades dessa comunidade, buscando proporcionar experiências mais inclusivas.

Os dados mostram que a insegurança é uma preocupação para 47% dos viajantes LGBTQ+ no Brasil, com muitos prevendo discriminação de outros turistas (46%) e moradores locais (49%). Para lidar com esses desafios, estratégias de planejamento são comuns. Isso inclui escolher destinos que aceitam a comunidade LGBTQ+, fazer reservas antecipadas de assentos em voos e até mesmo adotar alter-egos.

A pesquisa também revela que 75% dos entrevistados valorizam a autenticidade em suas viagens, enquanto 82% priorizam acomodações que se encaixem em seu orçamento. Outros aspectos importantes incluem a leitura de relatos de outros viajantes LGBTQ+ (70%) e a análise da legislação local sobre direitos humanos (67%). Consequentemente, 38% dos participantes cancelaram viagens em 2023 devido à falta de suporte para residentes LGBTQ+ no destino, enquanto 56% optaram por locais considerados favoráveis à comunidade.

O receio de discriminação se estende ao transporte aéreo, com 27% dos brasileiros relatando experiências negativas relacionadas à sua identidade durante os voos. Para minimizar essas situações, 52% preferem reservar assentos específicos. Um terço dos entrevistados admitiu modificar sua aparência ou usar alter-egos durante as viagens para evitar discriminação.

Apesar dos desafios, o estudo aponta avanços na indústria do turismo, com 82% dos viajantes se sentindo mais confortáveis em destinos que promovem a inclusão. A Booking.com já capacitou mais de 67 mil acomodações para serem mais acolhedoras e colabora com organizações como a IGLTA e o Global Equality Fund para incentivar um turismo inclusivo.

Arjan Dijk, CMO e Vice-Presidente Sênior da Booking.com, destaca a importância da inclusão: “Todos devem poder viajar e conhecer o mundo de uma maneira única. Embora tenhamos avançado, é crucial que continuemos a fazer com que viajar com orgulho seja mais fácil para todos.”

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Antecipar para aproveitar: o novo jeito...

Como a antecipação virou estratégia para viver férias com mais prazer e mais tranquilidade

Brasilturis 897 – Junho 2025

IOF EM ALTA - Nova alíquota sobre remessas internacionais...

FOHB realiza VII Fórum Nacional da...

Com o tema “Conhecimento e Inspiração”, evento do FOHB reúne líderes do setor no dia 15 de setembro no Pullman São Paulo Vila Olímpia

Argentina reposiciona destinos e amplia conexão...

Com investimentos em tecnologia e tarifas aéreas promocionais, Argentina promete mais hospitalidade e preços acessíveis ao mercado brasileiro

Destino Argentina reforça aposta no turismo...

Evento da Destino Argentina reúne DMCs e hotéis argentinos em São Paulo com foco na promoção de experiências exclusivas e de alto padrão

NEWSLETTER

    AGENDA

    Labace

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS