O setor de aviação permanece em uma interseção crítica em busca de reduzir a pegada de carbono e cumprir as metas globais de sustentabilidade, ao mesmo tempo em que enfrenta a crescente pressão regulatória. Responsável por cerca de 2% das emissões globais de CO2, de acordo com o Fórum Econômico Mundial, e com a demanda por viagens aéreas projetada para crescer 4,3% ao ano, segundo a Organização da Aviação Civil Internacional (Icao), o setor necessita de medidas urgentes. Em continuidade à sua colaboração de longo prazo, a Sita e a Organização das Transportadoras Aéreas Árabes (AACO) estão desenvolvendo a Sita Eco Mission, solução inovadora e baseada em dados que ajudará as companhias aéreas em sua jornada para se tornarem mais sustentáveis e comprovarem seus esforços nesta questão.
A parceria tem como objetivo equipar as empresas com as ferramentas necessárias para enfrentar os principais desafios do setor, que incluem a coleta de dados precisos e em tempo real sobre emissões e consumo de combustível; a redução dos custos operacionais relacionados ao Corsia, EU ETS, ReFuelEU e outras medidas de sustentabilidade; e a conformidade com regulamentações ambientais complexas. Além disso, a novidade ajudará as companhias aéreas a avançarem de uma abordagem tática e reativa, visando um gerenciamento ambiental mais inteligente e estratégico em três funções-chave das companhias: conformidade, estratégia, finanças e operações de voo.
“Nossa colaboração contínua com a AACO é uma confirmação do que pode ser alcançado quando a experiência do setor se une à inovação tecnológica. Como enfrentamos desafios ambientais sem precedentes, alcançar a sustentabilidade na aviação exige mais do que conformidade – requer uma abordagem visionária. Juntamente com a AACO, estamos desenvolvendo uma solução que enfrenta esses desafios diretamente, abrindo caminho para uma abordagem nova e prática da responsabilidade ambiental e aproximando a indústria de suas metas”, afirma David Lavorel, CEO da SITA.
À medida que o setor de aviação se adapta às regulamentações cada vez mais complexas, como o mandato ReFuelEU Aviation, da União Europeia, e o Corsia, da Icao, as companhias aéreas precisam equilibrar a redução de emissões com o gerenciamento de custos. A parceria entre a SITA e a AACO visa oferecer uma solução orientada por informações necessárias para simplificar e automatizar a conformidade e a geração de relatórios; otimizar a coleta e a análise de dados; reduzir os custos associados ao aumento da compatibilidade com o meio ambiente e ajudar as companhias aéreas no planejamento de suas operações futuras para que possam cumprir suas metas de custo e emissão.
“A AACO está orgulhosa de sua parceria com a Sita para atender à necessidade do setor da aviação em gerenciar os requisitos de sustentabilidade e ser totalmente transparente para os reguladores e clientes. Como resultado, a solução “Eco Mission” da Sita foi apresentada em tempo recorde”, ressalta Abdul Wahab Teffaha, Secretário Geral da AACO. “No final do ano passado, assinamos com a empresa um Memorando de Entendimento para testar e realizar uma prova de conceito da novidade com vários membros da AACO. O trabalho conjunto entre as equipes resultou, em um ano, na solução que estamos anunciando hoje. O trabalho de todo time é inestimável, não apenas para as companhias aéreas da AACO, mas também para todas ao redor do mundo. Esse é um passo na direção correta na jornada das companhias aéreas em busca do cumprimento de seus objetivos de sustentabilidade”, conclui.
Agenda