Em visita recente ao Brasil, Andrés Omar Hayes, eleito vice-presidente da Skål Internacional para 2025 e futuro presidente em 2026, apresentou uma visão arrojada para o turismo global. Recepcionado pela Skål Internacional São Paulo, Hayes participou de um coquetel no Pullman Ibirapuera, em São Paulo, ao lado de Vera Lucia de Camillis, presidente da Skål Brasil, e Aristides Cury, presidente da Skål São Paulo. A ocasião marcou o compromisso de Hayes em fortalecer laços com o Brasil e integrar o país em seu projeto de modernização da Skål.
Com uma trajetória de 25 anos em hotelaria, bancos e marketing, Hayes traz uma experiência diversificada ao cargo, destacando-se pela atuação inclusiva e visão global. “A Skål agora tem diretores regionais para Ásia, Oceania, África, entre outros. Isso permite que cada associado possa expressar suas ideias e esclarecer dúvidas. Essa estrutura assegura uma comunicação mais aberta e fortalece o espírito de comunidade,” afirma Hayes, enfatizando a importância da nova estrutura de governança, que divide a organização em 14 regiões.
Entre as novidades para sua gestão, Hayes promete avanços na tecnologia e no uso da Inteligência Artificial, equilibrando inovação com o toque humano essencial. “Nós somos a indústria do futuro, mas somos também a indústria do contato humano,” destacou, ao contar uma experiência em que a falta de interação humana gerou frustração em um aeroporto. Ele vê a IA como ferramenta de apoio, mas ressalta que o elemento humano é imprescindível no turismo.
Com o lema “ONE Skål”, que o elegeu para o futuro cargo, Hayes busca transformar a Skål em um espaço mais democrático e atrativo para jovens profissionais, unindo tradição e inovação. Ele quer incentivar a mentoria, com os mais experientes ajudando a preparar novos talentos para os desafios do turismo moderno. Segundo ele, “o encontro da experiência com a inovação resulta no equilíbrio”, refletindo seu compromisso com um modelo de gestão colaborativa.
Outro foco de Hayes será a integração do Brasil e da América Latina à governança global da Skål, visando consolidar o país como líder no setor. O Brasil é visto por Hayes como estratégico, tanto por seu potencial turístico quanto pela sua capacidade de atrair profissionais do setor. Ele destacou o projeto de comunicação integrada da Skål Brasil, alinhado com a Skål Internacional, para fortalecer laços entre clubes latino-americanos.
Para 2025 e 2026, suas prioridades incluem aumentar o número de associados, atrair jovens e reforçar parcerias internacionais para tratar questões como tráfico humano e sustentabilidade. Hayes acredita que o turismo pode ser um “agente de paz”, promovendo o entendimento entre as nações e incentivando o desenvolvimento sustentável.
Agenda