A Sita, gigante em tecnologia para transporte aéreo, e a Organização das Transportadoras Aéreas Árabes (AACO) deram um passo importante na direção de um setor aéreo mais sustentável com o lançamento da Sita Eco Mission. Anunciada recentemente, essa solução visa ajudar as companhias aéreas a monitorar e reduzir emissões, otimizando o consumo de combustível e auxiliando no cumprimento de rigorosos regulamentos ambientais, como o Corsia e o ReFuelEU.

O setor aéreo, que responde por 2% das emissões globais de CO2, precisa de medidas que equilibrem crescimento e sustentabilidade, como destaca o Fórum Econômico Mundial. A Sita Eco Mission foi desenvolvida para enfrentar esses desafios ao fornecer dados precisos e em tempo real sobre consumo de combustível e emissões, permitindo que as companhias atuem estrategicamente para reduzir sua pegada ambiental e se mantenham em conformidade com regulamentações cada vez mais complexas.

David Lavorel, CEO da Sita, enfatizou o valor da parceria com a AACO na busca por soluções inovadoras e ambientais para a aviação. “Nossa colaboração contínua com a AACO é uma confirmação do que pode ser alcançado quando a experiência do setor se une à inovação tecnológica. Como enfrentamos desafios ambientais sem precedentes, alcançar a sustentabilidade na aviação exige mais do que conformidade – requer uma abordagem visionária. Juntamente com a AACO, estamos desenvolvendo uma solução que enfrenta esses desafios diretamente, abrindo caminho para uma abordagem nova e prática da responsabilidade ambiental e aproximando a indústria de suas metas”, afirmou Lavorel.

Abdul Wahab Teffaha, Secretário Geral da AACO, também destacou a importância dessa inovação. “Esse é um passo na direção correta na jornada das companhias aéreas em busca do cumprimento de seus objetivos de sustentabilidade”, observou, enaltecendo o papel da Sita na criação da Eco Mission em tempo recorde.

A solução Eco Mission promete reduzir os custos operacionais das empresas do setor, ao automatizar a conformidade e simplificar a análise de dados, tornando a aviação não só mais eficiente, mas também mais comprometida com o meio ambiente.