O futuro do turismo na Grande Miami foi o tema central na reunião anual do Greater Miami Convention & Visitors Bureau (GMCVB), realizada na última semana no Hilton Miami Downtown. O evento apresentou os resultados do ano fiscal encerrado (outubro de 2023 a setembro de 2024), destacando o desempenho estável e resiliente de Grande Miami e Miami Beach como destinos favoritos dos viajantes, em especial de turistas brasileiros.
O encontro reuniu mais de 700 parceiros do GMCVB, autoridades e membros da comunidade. Durante o evento, foram destacadas as razões que mantêm Grande Miami e Miami Beach entre os principais destinos globais. Estiveram presentes a prefeita do condado de Miami-Dade, Daniella Levine Cava; a senadora estadual Ana Maria Rodriguez; e o prefeito de Miami Beach, Steven Meiner. Um reconhecimento especial foi concedido ao comissário do condado e presidente do Conselho de Comissários do Condado de Miami-Dade, Oliver G. Gilbert III, por seu apoio à indústria do turismo e eventos.
Os dados do ano fiscal de 2023-2024 revelaram:
- O Brasil continua sendo um mercado emissor de destaque de Miami, com 254 mil turistas brasileiros entre janeiro e junho de 2024, um aumento de 14,3% em relação ao mesmo período do ano fiscal anterior.
- Visitantes contribuíram com mais de US$ 20,6 bilhões para a economia local, um aumento de quase 3% na receita.
- A equipe de vendas e serviços de convenções do GMCVB alcançou 103% da meta, beneficiando parceiros hoteleiros com mais de 406 mil diárias, atingindo 111% da meta.
- Até agosto de 2024, as 10,6 milhões de chegadas de visitantes internacionais no Aeroporto Internacional de Miami representaram um aumento de 9,6% em relação a 2023; espera-se que o PortMiami ultrapasse 7,3 milhões de passageiros de cruzeiros.
“Sempre que há uma oportunidade de aumentar o volume de visitantes ao contar a história do nosso destino, nós a aproveitamos”, afirmou David Whitaker, presidente e CEO do GMCVB. “Fomos além ao promover o apelo da Grande Miami como destino de convenções, evidenciado pelas 16 novas grandes convenções e feiras futuras já reservadas no Miami Beach Convention Center. As viagens de nossos dez principais mercados internacionais aumentaram 13% ao todo. Também tivemos o prazer de receber 250 novos membros e agora contamos com 1.111 parceiros.”
Oito novos membros foram nomeados para o conselho de administração da organização:
- Yamila Garayzar – Vice-presidente Sênior de Marketing, Patrocínio e Varejo, Turnberry Associates
- Patrick Goddard – Presidente, Brightline Trains
- Keon Hardemon – Comissário do Condado de Miami-Dade, Presidente do Conselho de Desenvolvimento Turístico
- Clavel J. Louis – Gerente Geral, Embassy Suites by Hilton, Aeroporto Internacional de Miami
- Rodrick Miller – Presidente e Diretor Executivo, Miami-Dade Beacon
- Madeline Pumariega – Presidente, Miami Dade College
- Richard “Rick” Sasso – Presidente do Conselho, MSC Cruises
- John Sullivan – Gerente Geral, The Miami Beach EDITION
Julissa Kepner, em seu primeiro ano como presidente do conselho do GMCVB e gerente geral do Miami Biscayne Bay Marriott, afirmou: “O GMCVB traçou uma visão estratégica examinando como tendências como sustentabilidade, tecnologia e investimentos em infraestrutura chave impulsionarão o futuro do turismo na Grande Miami.”
Sustentabilidade
A sustentabilidade teve destaque na reunião com uma mensagem de Anick Levesque, diretor administrativo da Green Key Global (GKG), principal órgão de certificação de sustentabilidade da América do Norte para o setor hoteleiro. Levesque mencionou a parceria inédita entre o GMCVB e a Greater Miami and the Beaches Hotel Association, que oferece incentivos de certificação para ajudar membros da hotelaria a acelerar metas de sustentabilidade.
“O foco em celebrar comunidades, bairros tradicionais, ofertas culturais e eventos históricos faz parte da nossa fórmula que permite que nossa comunidade prospere como um ótimo lugar para morar, trabalhar, se divertir e visitar”, completou Whitaker.
Para mais informações, acesse o relatório anual oficial de 2023/2024 e o plano de negócios de 2024/2025 do GMCVB aqui.
Agenda