A Abav Nacional acaba de lançar o terceiro episódio da websérie Passaporte para o Futuro, uma extensão da Jornada Turismo 2030, que também promoveu o evento “1ª Jornada Turismo 2030 – Estratégias para Prosperar Frente aos Desafios Climáticos” durante a Abav Expo 51, feira de Turismo que  projeta grandes expectativas para 2025.

“O episódio três marca o fim de uma trajetória repleta de histórias inspiradoras, aprendizado e muito turismo proporcionado pela Associação Brasileira de Agências de Viagens”, declara Ana Carolina Medeiros, presidente do Conselho da Abav Nacional.

A websérie contou com depoimentos de parceiros como SOS Mata Atlântica, Cemaden e Sebrae, e foi desenvolvida pela ApplyBrasil. Os episódios buscam fomentar discussões sobre o papel do turismo na luta contra as mudanças climáticas. No terceiro episódio, disponível no YouTube da ABAV Nacional, são apresentados os destaques da “1ª Jornada Turismo 2030”, com painéis, apresentações e participação do público e convidados renomados do setor.

“A transição energética não é só uma transição da forma como a gente vê a energia, é uma mudança de pensamento, é a mudança da forma como a gente encara o nosso dia a dia”, relata Samara Santos, engenheira de energia e consultora do WWF-Brasil.

Retorno e Sustentabilidade no Turismo

Com foco em práticas sustentáveis, o terceiro episódio incentiva empresas e destinos turísticos a adotar ações de preservação ambiental, como a redução de emissões de carbono e uso consciente de recursos naturais. Segundo José Marengo, climatologista e coordenador-geral de Pesquisa e Desenvolvimento do Cemaden, “o turismo é uma atividade do mundo moderno sensível às emergências climáticas e pode sofrer sérias consequências frente a essas mudanças.”

O episódio final destaca a importância de educar e conscientizar sobre o impacto das mudanças climáticas, promovendo um ambiente de aprendizado para profissionais do turismo. Como conclui Marcia Hirota, presidente da Fundação SOS Mata Atlântica, “Nós estamos na década de restauração dos ecossistemas e o turismo é chave para o desenvolvimento regional, é chave para valorizar as comunidades.”