A Abav Expo 51, realizada de 26 a 28 de setembro no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília, encerrou com números expressivos e resultados relevantes para o setor. Com um público de mais de 23 mil pessoas ao longo dos três dias de evento, a feira garantiu 50% das vendas dos estandes já fechadas para a edição de 2025, que será realizada no Rio de Janeiro.
“Brasília é um lugar que traz muitas lembranças de infância para mim, já que nasci aqui. Realizar a Abav Expo nessa cidade foi muito especial, e estamos colhendo resultados muito positivos. Já temos metade dos estandes garantidos para o Riocentro em 2025, e o trabalho para a próxima edição já começou”, destacou Ana Carolina Medeiros, presidente da Abav Nacional.
O evento, que reuniu 198 estandes e cerca de duas mil marcas participantes, promoveu negócios entre compradores nacionais e internacionais de todas as unidades federativas e de 22 países, com 40% dos visitantes vindos de outros estados. A feira também foi aberta ao público no dia 28, com a entrada solidária revertida para a organização Médico sem Fronteiras.
Uma das inovações da Abav Expo 51 foi o Desafio Abav, que teve 20% de adesão entre os visitantes. A iniciativa gamificada ofereceu trilhas personalizadas para aprimorar a experiência do público, com recompensas como vouchers para parques aquáticos, hospedagens, passeios, produtos artesanais, passagens nacionais e internacionais, entre outros prêmios.
A programação da Arena Especialização incluiu temas relevantes como a Judicialização no Setor Turístico, com foco em acessos à justiça, danos morais e tecnologias para reduzir processos. O painel foi conduzido por especialistas como Marcelo M. Oliveira (Abav Nacional), Lirian Cavalhero (FBHA) e Marcelo Pedroso (Iata).
Outro destaque foi a palestra sobre Diversidade, apresentada pela IGLTA e o Site Finíssimo, que destacou o Brasil como um dos maiores mercados de turismo LGBTQIAPN+ do mundo. Com mais de 300 Paradas do Orgulho LGBTQIAPN+ realizadas no país em 2023, o Brasil se reafirma como um destino inclusivo e seguro.
Na Arena Estratégia, o Sebrae promoveu o painel Territórios Empreendedores, com foco em como o turismo pode gerar desenvolvimento e valorização cultural em regiões como o Nordeste Goiano e o Litoral Ocidental do Maranhão.
Enquanto na Arena Inovabilidade, Fernando Mesquita, presidente da Rural Tour, trouxe reflexões sobre o Turismo Inclusivo, destacando a importância da sustentabilidade social e do turismo de experiência, com produtos artesanais e agrícolas. Mesquita ressaltou a necessidade de comunicação eficaz para garantir acessibilidade e inclusão, promovendo um turismo mais justo e abrangente.
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