Gramado (RS), 12 de novembro de 2024 – O Escritório de Turismo de Curacao participou, mais uma vez, do tradicional Festival de Turismo de Gramado (Festuris) realizado entre 7 e 10 de novembro de 2024. Com uma numerosa delegação, o destino reforçou algumas novidades e apresentou o recorde na chegada de visitantes até outubro. Desde agosto, Elaine Francisca, assumiu o posto de gerente America do Sul do Turismo de Curacao, que já atuava como gerente regional Caribe na entidade.

Elaine veio diretamente do país caribenho com Hugo Clarinda, diretor e representantes dos produtos: Avila Beach Hotel, Marriott Curaçao Beach Resort, Papagayo Curaçao, Harbor Hotel & Casino, LionsDive Beach Resort, kunuku Resort, Acoya Curaçao Resort, Renaissance Wind Creek Resort e Curaçao Vacation Tours. No Brasil reuniu-se com representantes do Dreams Curaçao, Zoetry Curaçao, Sunscape Resort, Kontiki Beach Resort, Mangrove Beach Corendon Resort. Em Gramado, reuniu-se com o time da Leke, representante do destino no Brasil, sendo Janaina Araujo, gerente de Operações, e Vinicius Dantas, promotor.

Um dos destaques reforçados durante o Festuris foi o anúncio da nova rota do voo da Azul desde Belo Horizonte. A partir de dezembro, passarão a 4 frequências semanais e com destino final em Fort Lauderdale (Estados Unidos). O destino passará a ter escala na ida e na volta. O que permitirá que os curaçolenhos possam voar no trecho entre Willemstad e a Flórida. Além disso, apresentou algumas novidades na hotelaria como a inauguração do Courtyard Curaçao, com 155 habitações no coração de Willemstad, no distrito de Otrobanda. O hotel, inaugurado em julho, é um exemplo de outros projetos que estão em construção por lá, especialmente resorts e hotéis boutique que serão abertos em 2025.

Chegada de brasileiros e Treinamentos

2024 foi um ano em que a representação de Curaçao no Brasil realizou muitos treinamentos e capacitações com agentes de viagens, operadores e profissionais de turismo. Dentre os diversos projetos foram treinados mais de 700 agentes durante roadshows e capacitados mais de 500 agentes em treinamentos online e feiras da Azul Viagens pelo país. Além disso, foram realizados 6 famtours. O que tem contribuído, e muito, para o impacto positivo nos números de brasileiros pelo país.

O desembarque de brasileiros tem registrado, cada vez mais, um aumento expressivo. Em 2023, foram mais de 27 mil turistas do Brasil e até outubro deste ano já entraram 35.273 mil viajantes (sendo 3 mil somente em outubro), o que deverá ultrapassar a projeção para 2024, que é de 41 mil.