BRL - Moeda brasileira
EUR
6,63
USD
5,83

Turismo doméstico e interiorização têm alta e alavancam economia

O turismo doméstico no Brasil continua em expansão, demonstrando o interesse crescente dos brasileiros por destinos nacionais e pela descoberta de novas regiões, especialmente no interior do país. Na 51ª edição da ABAV Expo, realizada pela ABAV Nacional, foram apresentados dados que refletem o aumento de 40% nas viagens internas em 2023, comparado ao período pré-pandêmico, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Esse aumento impulsionou a interiorização do turismo, promovendo o desenvolvimento de regiões menos exploradas e trazendo benefícios econômicos e culturais.

Com essa demanda, o turismo doméstico tem impactado diretamente comunidades locais, fortalecendo a economia em pequenas cidades e áreas rurais. Essas regiões, antes com baixa exposição ao turismo, têm visto um aumento significativo na chegada de visitantes, o que contribui para a criação de empregos e para o crescimento econômico. O Ministério de Portos e Aeroportos destaca que a expansão “tem relação direta com a abertura de novos aeroportos e ao aumento da oferta de voos e de passageiros”, o que facilita o acesso a esses destinos.

A interiorização do turismo, além de beneficiar a economia, também atende a práticas de sustentabilidade, apoiando a preservação de ecossistemas locais e promovendo experiências autênticas aos viajantes. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que o turismo em municípios de menor porte contribuiu para um aumento de 15% na renda média das famílias dessas áreas em 2023, reforçando o impacto positivo da interiorização.

A expectativa é de que o turismo doméstico e a interiorização mantenham seu ritmo de crescimento, com projeções de um aumento de 25% no fluxo de visitantes em destinos menos conhecidos até 2025, segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT). Esse avanço também é impulsionado por campanhas de promoção e pelo uso de ferramentas digitais para divulgar roteiros turísticos alternativos, ampliando a visibilidade dessas regiões.

A presidente do conselho da ABAV Nacional, Ana Carolina Medeiros, aponta a importância de uma atuação conjunta entre o setor público e o privado para consolidar o turismo em áreas menos exploradas. Segundo dados do Sebrae, micro e pequenas empresas de turismo nessas cidades tiveram um crescimento de 35% em sua demanda em 2023. Medeiros destaca: “Agentes de viagens e operadores têm adaptado pacotes para oferecer opções que valorizam a autenticidade e as particularidades desses destinos”.

A tendência de interiorização e fortalecimento do turismo doméstico no Brasil representa o desejo dos brasileiros de explorar a diversidade do país. Com o aumento da oferta de destinos e a valorização das características regionais, o Brasil se posiciona como um destino rico e variado, capaz de proporcionar experiências únicas e sustentáveis tanto para os viajantes quanto para as comunidades locais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Peru reforça turismo de fronteira com...

a:51:{i:0;O:8:"stdClass":7:{s:2:"id";i:623804;s:5:"title";O:8:"stdClass":1:{s:8:"rendered";s:72:"Fullwidth, vertically aligned headline on right with description on...

MSC Cruzeiros abre vendas para temporada...

Durante a cerimônia de encerramento da temporada 2024/2025, a...

MSC projeta novo itinerário no litoral...

A MSC Cruzeiros tem novos planos traçados temporada 2025/2026:...

Destinos brasileiros disputam Green Destinations Stories...

Destinos brasileiros com iniciativas de turismo sustentável estão concorrendo...

Cruzeiros de expedição contemplam destinos e...

Durante a primeira edição do Cruise360 Brasil, promovido pela...

NEWSLETTER

    AGENDA

    .

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS