BRL - Moeda brasileira
EUR
6,33
USD
5,65

Demanda internacional é chave para Barcelona em 2025, dizem especialistas

Durante o evento “Barcelona 2025, o turismo que queremos”, promovido pelo Expedia Group, especialistas da plataforma global de inteligência turística Mabrian apresentaram as principais estratégias para o crescimento do turismo de qualidade e de alto impacto na cidade. O evento, que reuniu autoridades do setor, destacou três pilares fundamentais para atrair mais turistas internacionais de alto valor: explorar a crescente demanda dos mercados de longa distância, reforçar a oferta cultural e gastronômica, e manter a boa percepção do destino.

Mercados de longa distância: oportunidade para aumentar a demanda

De acordo com as previsões de Mabrian, os mercados de longa distância surgem como uma importante oportunidade para Barcelona. A plataforma apontou três tendências chaves que devem ser monitoradas: a recuperação da demanda asiática, a variabilidade do mercado norte-americano e o crescimento da demanda proveniente do Oriente Médio.

Sonia Huerta, diretora de Insights & Tourism Advisory da Mabrian, explicou que “a demanda inspiracional dos mercados internacionais permanece forte, representando 82,6% do total, apesar de uma ligeira queda de 2,4 pontos percentuais em relação ao ano anterior”. Ela destacou que a intenção de viagem aumentou em países como Canadá, Emirados Árabes Unidos, China, França, Irlanda e Itália, mas apresentou redução nos Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, Portugal, Países Baixos e Suíça.

Aumento da capacidade aérea: reflexo da demanda internacional

A previsão da Mabrian sobre a capacidade aérea também indica que Barcelona continuará a se consolidar como um destino de alta demanda. Nos últimos 12 meses, mais de 31,2 milhões de assentos foram oferecidos para a cidade, um aumento de 12,5% em relação ao ano anterior. Para o próximo semestre, espera-se um crescimento de 5,5%, com 14,8 milhões de assentos disponíveis, especialmente entre fevereiro e março de 2025.

A expectativa é de que a capacidade aérea aumente significativamente a partir de mercados de longa distância, como Emirados Árabes Unidos (+9,5%), Canadá (+39%), Qatar (+9,4%), China (+83,5%) e Arábia Saudita (+29%), com novas rotas sendo programadas a partir de Singapura e Hong Kong.

Diversificação e cultura: elementos-chave para atração de turistas de alto impacto

A análise da Mabrian sobre os últimos 12 meses revelou que a cultura (38,4%) e a gastronomia (12,6%) são as principais motivações para os turistas que escolhem Barcelona. A cidade também tem visto um aumento na demanda por turismo ativo. Huerta destacou que, ao “colocar essas experiências no centro da estratégia de desenvolvimento e promoção, Barcelona pode se posicionar como referência em oferta de qualidade”.

Outro aspecto importante para a cidade é a percepção do destino, que deve ser gerida cuidadosamente, considerando o impacto de eventos recentes, como manifestações contra o turismo excessivo e o anúncio da proibição de aluguéis turísticos. Os índices de Percepção Global do Destino (81,6 de 100) e Percepção de Segurança (87,1) permanecem altos, mas apresentaram quedas sutis.

No campo da hospedagem, Barcelona se prepara para um aumento de 9% nas tarifas médias dos hotéis, especialmente nos de 4 estrelas. A satisfação dos turistas com a oferta hoteleira é alta e consistente nas categorias de 3 a 5 estrelas, mas a Mabrian alerta que as tarifas médias dos hotéis 5 estrelas ainda estão abaixo dos seus concorrentes em outros destinos europeus. A recomendação é ajustar as estratégias de preços para garantir a competitividade.

Atualmente, os hotéis representam cerca de 57% da demanda de hospedagem turística na cidade, enquanto os 43% restantes se dividem entre hostels e apartamentos turísticos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Hilton assina DoubleTree na Serra da...

Novo hotel da Hilton terá 201 quartos, acesso ao Lago de Furnas e estrutura de lazer voltada ao turismo de natureza e famílias

Procon multa Hurb por não cumprir...

Hurb foi autuada pelo Procon após 15 reclamações por descumprimento de contrato e não devolução de valores aos consumidores

Saiba os paí­ses que exigem o...

Com as férias se aproximando, é comum que as...

Velle celebra 10 anos com expansão...

Velle Representações comemora uma década com 19 marcas no portfólio e crescimento de 60% nos embarques em cruzeiros fluviais e iates

Teresa Perez passa a integrar painel...

Agência oferecerá vantagens exclusivas no terminal premium de Guarulhos e distribuirá revista própria aos passageiros

NEWSLETTER

    AGENDA

    .

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS