A Espanha é o segundo país que mais investe no Brasil, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. Com isso, o Ministério do Turismo realizou, na quarta-feira (29), reuniões com empresário europeus em Barcelona, com objetivo de identificar potenciais interesses desse público e também identificar quais dificuldades apontadas por eles para investir no Brasil.

Na Câmara de Comércio da Catalunha, o ministro participou de encontro que reuniu mais de 80 empresários. A Catalunha é a porta de entrada da Europa, e a Associação, vinculada à Câmara de Comércio Brasil-Espanha, ajuda na facilitação do intercâmbio de informações empresariais nos mercados de ambos os lados do Atlântico, a fim de gerar um ambiente propício para a geração de negócios entre Brasil e Espanha. “Esse encontro foi estratégico para estreitarmos os nossos laços, ampliando a possibilidade de atrairmos investidores espanhóis para o Brasil”, explicou Sabino.

Ao dar início ao encontro, o presidente da Câmara de Comércio Brasil-Catalunha (CCBC), Javier Mirallas, destacou a importância da cooperação bilateral. “Falando do âmbito turístico, como vocês sabem, a Espanha é a segunda potência do mundo neste setor. É por isso que a sua visita, senhor ministro, suscita um enorme interesse desta Câmara. Pois o Brasil, entendemos que tem um potencial a desenvolver extraordinário e, além disso, de uma maneira absolutamente pluridisciplinar”, declarou.

A secretária de Estado de Turismo da Espanha, Rosana Morillo Rodrigues, enalteceu a parceria com o Brasil para o desenvolvimento do setor, como na estruturação de Destinos Turísticos Inteligentes. “Esta relação estreita que temos entre os dois países baseia-se em acordos de colaboração internacional que estão em vigor há anos e, devo dizer com satisfação, anos de renovação também. Que, por exemplo, na área do turismo, nos permitem trabalhar em conjunto com o Ministério do Turismo na modernização e digitalização dos destinos turísticos”, comentou.

O ministro também se reuniu com representantes da Catalonia Hotels & Resort e Invisa, uma rede de hotéis espanhóis que mira o Brasil para construir um resort na Costa Azul da Bahia. Além disso, participou da IBTM World na terça-feira (28).