No dia 22 de novembro de 2024, o Museu Oscar Niemeyer (MON) comemora seus 22 anos de existência com uma programação especial e entrada gratuita para todos os públicos. A data marca também a inauguração de três exposições inéditas e importantes melhorias na infraestrutura do museu.
Entre as novidades, o Museu Oscar Niemeyer apresenta as exposições “O Olho da Noite”, de Jean-Michel Othoniel; “Afinidades III – Cochicho, Luiz Zerbini”; e “Convivendo em Harmonia com a Impermanência”. Abaixo, confira detalhes de cada uma.
O Olho da Noite: Com curadoria de Marc Pottier, esta mostra apresenta 25 grandes esculturas do artista francês Jean-Michel Othoniel, em espaços icônicos do museu, incluindo o Olho, os Espaços Araucária 1 e 2, e a área externa com espelho d’água. As obras incluem materiais como vidro soprado, aço inoxidável, madeira e folhas douradas, criando um ambiente que remete a um grande planetário com signos zodiacais e constelações refletidas.
Afinidades III – Cochicho: Na Sala 7, o projeto Afinidades chega à sua terceira edição com obras de Luiz Zerbini, que selecionou trabalhos de cinco artistas paranaenses do acervo do MON: Guido Viaro, Miguel Bakun, Bruno Lechowski, Guilherme William Michaud e Theodoro de Bona. A exposição celebra o tema da natureza, característica comum entre os artistas.
Convivendo em Harmonia com a Impermanência: Esta é a mais recente edição da exposição Ásia: a Terra, os Homens, os Deuses, que apresenta um recorte do acervo asiático do MON, doado pelo diplomata Fausto Godoy. Com curadoria de Géraldine Lenain, a exposição traz uma experiência imersiva com videoinstalações e um “Museu Virtual”, proporcionando uma nova forma de interação com as 16 obras de 12 artistas asiáticos.
Além das exposições, o MON também celebra seu aniversário com importantes entregas de infraestrutura, incluindo novos guarda-volumes, melhorias na iluminação da área externa e uma modernização na bilheteira.
Performance e música no aniversário do MON
A programação especial do dia 22 de novembro contará também com a performance “Minha Casa no Ar”, da artista sul-coreana Jisoo Yoo. A performance, que já passou por diversos países da Europa, utiliza uma casa inflável como elemento central, questionando as questões de arquitetura e o conceito de habitação. As apresentações acontecerão às 11h no dia 22, e às 11h e 16h nos dias 23 e 24 de novembro.
Para complementar as celebrações do museu, no mesmo dia, às 16h, a Orquestra Garoto Cidadão Araucária se apresenta com o VII Concerto Itinerante “Trilhas – Uma Vivência Sonora”, na área interna do MON, entre as salas 1 e 4.
Agenda