BRL - Moeda brasileira
EUR
6,36
USD
5,65

Dia da Consciência Negra: São Paulo impulsiona o Afroturismo

Neste 20 de novembro, Dia da Consciência Negra e de Zumbi dos Palmares, celebrado pela primeira vez como feriado nacional, o estado de São Paulo reforça o Afroturismo como uma de suas prioridades estratégicas no setor. A data, que já era reconhecida em cerca de 1,2 mil cidades brasileiras, foi oficializada em todo o país neste ano e homenageia a luta e resistência do líder quilombola Zumbi dos Palmares.

Com 41% da população paulista identificada como negra, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Afroturismo é visto como uma ferramenta para promover inclusão, reconhecimento étnico-cultural e desenvolvimento econômico, sobretudo em comunidades quilombolas e periféricas.

A Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo (Setur-SP) lançou um guia com 10 roteiros voltados à valorização da cultura afro-brasileira. O material inclui atrativos no interior, litoral e na capital. Entre os destaques estão:

  • Quilombo Cafundó (Salto de Pirapora): visita guiada com ênfase em tradições africanas preservadas há mais de 150 anos, incluindo uma língua ancestral.
  • Quilombo da Fazenda (Ubatuba): atrações como oficinas de artesanato e gastronomia típica em uma comunidade que valoriza práticas culturais tradicionais.
  • São Paulo capital: roteiros históricos e culturais nos bairros do Bixiga e Liberdade, além de experiências nas periferias, como no Grajaú, extremo sul da cidade.

“São Paulo é um estado multicultural que tem na comunidade negra um patrimônio fundamental para a construção da identidade do estado, e desenvolver o Afroturismo é uma prioridade do Estado de São Paulo. Para isso, já estamos trabalhando com um Grupo Técnico para a elaboração do Plano Estadual de Afroturismo SP, que deve ser lançado em breve”, afirmou Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens do estado.

Vale ressaltar que a Setur-SP mantém parcerias para capacitar profissionais do setor turístico, como restaurantes, hotéis e agências, a fim de atender o público negro de forma mais adequada. Além disso, a secretaria trabalha para valorizar e preservar o legado cultural afro-brasileiro, contribuindo para a economia regional e promovendo a inclusão social.

Para explorar mais sobre os roteiros e atrações, assim como acessar o guia completo do Afroturismo em São Paulo, clique aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Hilton assina DoubleTree na Serra da...

Novo hotel da Hilton terá 201 quartos, acesso ao Lago de Furnas e estrutura de lazer voltada ao turismo de natureza e famílias

Procon multa Hurb por não cumprir...

Hurb foi autuada pelo Procon após 15 reclamações por descumprimento de contrato e não devolução de valores aos consumidores

Saiba os paí­ses que exigem o...

Com as férias se aproximando, é comum que as...

Velle celebra 10 anos com expansão...

Velle Representações comemora uma década com 19 marcas no portfólio e crescimento de 60% nos embarques em cruzeiros fluviais e iates

Teresa Perez passa a integrar painel...

Agência oferecerá vantagens exclusivas no terminal premium de Guarulhos e distribuirá revista própria aos passageiros

NEWSLETTER

    AGENDA

    .

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS