Guarulhos (SP) – Marrocos registrou um aumento significativo no número de turistas estrangeiros, com 14,5 milhões de visitantes em 2023, um crescimento de 34% em relação ao ano anterior, conforme dados do Ofício Nacional de Turismo de Marrocos (ONMT). A Royal Air Maroc espera que esses números cresçam ainda mais, após a companhia celebrar, neste sábado (7), o voo inaugural da rota que liga São Paulo a Casablanca, maior cidade marroquina, com mais de três milhões de habitantes, que marca seu retorno ao Brasil após mais de três anos de pausa devido à pandemia. O evento, realizado no Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP), simboliza a reabertura de uma conexão estratégica entre os dois países.

A operação terá três voos semanais entre São Paulo e Casablanca, às terças, sextas e domingos. Os passageiros terão a oportunidade de viajar a bordo do moderno Boeing 787-9 Dreamliner,  com classe executiva e econômica disponíveis. O voo de São Paulo parte às 00h25 (hora local) e chega a Casablanca às 13h20 (hora local), enquanto o voo de volta decola de Casablanca às 16h40 e aterrissa em São Paulo às 22h20. A rota oferece conexões diretas para diversas cidades na Europa, Ásia e África, com destaque para Lisboa, Paris, Madri e outros destinos.

Horários e Frequências dos Voos

Othman Baba, diretor na América Latina, ressaltou a importância do Brasil  para Marrocos: “A Royal Maroc está retornando ao Brasil após uma ausência de quatro ou cinco anos. Estamos muito felizes por voltar ao Brasil, pois é o nosso mercado favorito. Agora estamos conectando dois grandes países e duas grandes economias. Estamos contentes em promover o turismo para o Marrocos e também para o Brasil”, ressalta.

O CLONE

Marrocos começou a reinvestir no Brasil com a abertura do escritório oficial de Turismo na Capital Paulista (SP), em maio de 2024. A iniciativa visa promover o país com a representação de Mohamed Amine El Joudani, do Gabinete Nacional de Turismo de Marrocos (ONMT).

O investimento turístico de Marrocos no Brasil, no entanto, tem rastros da novela O Clone, exibida no início dos anos 2000. A trama, que teve grande sucesso no Brasil, despertou o interesse dos brasileiros pela cultura marroquina, especialmente pelas paisagens e tradições mostradas em Casablanca e Marrakech. A produção teve forte impacto no turismo, resultando em um aumento de 30% nas visitas de brasileiros a Marrocos logo após sua exibição. Esse sucesso cultural consolidou a ligação entre os dois países, com a novela funcionando como um importante fator de promoção do destino no Brasil.

Marrocos vem se destacando cada vez mais no cenário internacional como um destino diversificado. O país oferece aos viajantes desde a imersão em sua rica cultura e história, até atividades mais aventureiras, como trekking nas montanhas da cordilheira do Atlas, ecoturismo e esportes de ação, como surfe e kite surfe, nas suas costas atlântica e mediterrânea.

“Estamos conectando nossos passageiros de Casablanca para mais de 97 destinos, o que significa que, a partir do Brasil, eles podem viajar para a Europa, África ou Oriente Médio. Estamos muito felizes em receber todos os nossos passageiros a bordo”, afirma o diretor Baba.

Marrocos Brasil ROYAL air maroc

Othman Baba. gerente Nacional na Royal Air Maroc (foto: Geovana Fraga)

FUTURO: o maior estádio do mundo 

Marrocos está realizando um ambicioso projeto com a construção do Grand Stade de Casablanca, que, ao ser concluído, se tornará o maior estádio de futebol do mundo, com capacidade para 115 mil pessoas. Este estádio será um dos principais palcos da Copa do Mundo de 2030, que pela primeira vez será sediada em três continentes: América do Sul, Europa e África. Marrocos, em parceria com a Espanha e Portugal, dividirá a responsabilidade de receber o torneio, com a nação africana pronta para deixar sua marca na história do futebol global.

Marrocos também tem se destacado no setor de eventos e negócios, com Casablanca se tornando um destino estratégico para convenções, congressos e viagens corporativas. A cidade, que conta com uma infraestrutura moderna, tem se consolidado como um importante centro de negócios na região, aproveitando sua proximidade com a Europa e o Oriente Médio para atrair eventos de grande porte.

FAMTOUR

A celebração do voo inaugural deste sábado também marca o início de uma ação focada em promover Marrocos para os profissionais de turismo brasileiros. Em parceria com a Royal Air Maroc, a FRT, operadora associada ao Visit Morocco, organizou uma famtrip  para 18 agências de viagens do Brasil. Durante a viagem, os agentes terão a chance de conhecer as principais atrações turísticas de Marrocos, vivenciar a infraestrutura local e explorar as possibilidades de pacotes voltados ao público brasileiro.

Famtour da FRT com 18 agências de viagem (foto: Geovana Fraga)

A experiência de vivenciar Marrocos de perto tem o objetivo de capacitar os agentes para promover o destino com mais segurança e entusiasmo, oferecendo uma variedade de experiências, desde turismo cultural até aventura e ecoturismo. A Royal Air Maroc também destaca o país como uma excelente opção para stopovers, permitindo que os turistas façam uma parada em Casablanca antes de continuar para outros destinos na Europa, Ásia ou Oriente Médio, ampliando as opções de pacotes e experiências.

Confira as agências participantes:

  • Vanilda Viagens
  • Mappa Viagens
  • Personalite Viagens
  • Cristur
  • Marmaris Viagens e Turismo
  • Maritê Turismo
  • Voe Destak
  • Gamma  Turism
  • Sonhe Mais Turismo – Caxias
  • Valentin Turismo
  • Estação Londres
  • Amabiletur
  • Dastur
  • CT viagens
  • Vilhetur
  • We do travel