Ao lado da operadora Orinter, Marrocos marcou presença pela primeira vez no Festuris, festival de Turismo de Gramado (RS), cujo a 36ª edição ocorreu entre os dias 7 e 10 de novembro. Mohamed Amine Eljoudani, country manager do Visit Morocco, destacou a crescente procura por Marrocos no Brasil, especialmente com o retorno do voo direto.

“O destino está super em alta em quase todas as operadoras. A prova disso é a presença de Marrocos no Black Friday de todas as agências, um reflexo do aumento do interesse por voos para o país”, afirma Eljoudani. O executivo ressalta ainda que, apesar da recente alta do dólar, Marrocos continua sendo uma opção econômica para os brasileiros, especialmente quando comparado a destinos europeus.

Eljoudani comemorou o retorno do voo direto operado pela Royal Air Maroc, com três frequências semanais (terças, quintas e sábados) partindo de São Paulo (SP). Segundo ele, o destino já está perto de alcançar os números de turistas brasileiros de 2019, ano que antecedeu a pandemia. “Este ano, devemos bater a meta de turistas brasileiros, mesmo sem o voo direto durante boa parte do período”, espera o executivo.

Próximos planos

Em relação à estratégia para o próximo ano, Eljoudani mencionou que o Visit Morocco está focado em aumentar sua visibilidade no Brasil. “Vamos comunicar mais, realizar mais famtrips e divulgar ainda mais as diferentes regiões e atrações de Marrocos”, destaca. Entre os próximos grandes eventos que devem atrair turistas para o país, estão a Copa da África em 2025 e a Copa do Mundo de Futebol de 2030, que será realizada em conjunto com outros países.

Além do turismo de lazer, que tem como destaque os circuitos das cidades imperiais, o deserto e a aventura, o Visit Morocco também tem investido em nichos turísticos como ecoturismo, surfe, kite surfe e trekking. “Marrocos é um destino que oferece muitas opções para diferentes tipos de turistas. A diversidade de atividades, além da cultura e história, torna o país atraente para os brasileiros”, comenta Eljoudani.

A operadora FRT, parceira do Visit Morocco, foi uma das responsáveis pela organização do famtrip que ocorrerá com o voo inaugural, com a participação de 18 agências de viagens brasileiras. O objetivo é promover o destino junto aos profissionais do turismo.

Outro foco importante da estratégia do Visit Morocco para o mercado brasileiro é o segmento corporativo. “Com o voo direto, temos mais facilidade para organizar eventos e negócios, o que amplia ainda mais o potencial de Marrocos como destino para este nicho”, afirma Eljoudani.

A feira também foi um termômetro para o mercado, e o country manager demonstrou entusiasmo com a crescente presença de profissionais no Festuris deste ano. “A feira deste ano superou as expectativas. O turismo no Brasil está forte e em crescimento, e o Brasil continua sendo um mercado chave para Marrocos, não só para os brasileiros, mas para toda a América do Sul”, relata o Eljoudani.

“Com o retorno do voo, estamos muito confiantes em superar as metas de 2019”, declara o executivo. “Embora o número de turistas possa parecer pequeno comparado aos mercados europeus, o retorno é significativo, pois o ticket médio dos brasileiros é alto. O brasileiro gasta bastante e tem um grande poder de compra”, finaliza Eljoudani.