A Azul realizou nesta terça-feira (17) o voo inaugural saindo do aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), e pousando no aeroporto de Barretos, no interior paulista. O voo marcou a retomada das operações comerciais na cidade. Quando a aeronave Cessna Grand Caravan, com capacidade para nove clientes, pousou em Barretos (SP), os passageiros e tripulantes foram recebidos com o tradicional batismo de água na aeronave, para celebrar o início das operações da Azul na cidade. Recentemente, a companhia ampliou frota com novos Embraer.

Em comemoração à nova operação, um grupo de crianças atendidas pelo Hospital de Amor, que é parceiro da Azul em campanhas sociais importantes, como o Outubro Rosa, foi convidado para conhecer a aeronave. Barretos contará com dois voos semanais, às terças e aos sábados, para o aeroporto de Viracopos, em Campinas, onde a Azul possui seu principal hub de conexões. A partir de lá, há opção de mais de 160 voos diários diretos para outros 74 destinos, incluindo internacionais, como Orlando e Fort Lauderdale, na Flórida, Paris e Lisboa.

Para Vitor Silva, gerente geral de Malha, Planejamento Estratégico e Alianças da Azul, a inauguração da rota no aeroporto representa uma expansão significativa da malha aérea da Companhia, especialmente no interior de São Paulo. “Isso possibilitará maior conectividade entre a região e outros destinos estratégicos, facilitando o transporte de passageiros e bens”, afirmou.

Além disso, os voos irão ajudar ainda mais no desenvolvimento regional. “Será possível gerar impacto positivo na economia local e regional. A operação de um aeroporto na cidade pode estimular o turismo, fomentar novos negócios e gerar empregos, o que contribui para o desenvolvimento econômico da região”, concluiu Vitor.

“A conectividade aérea de Barretos vai impulsionar novos fluxos de visitantes para destinos de enorme potencial no norte do Estado, gerando empregos e desenvolvimento para o interior paulista. Os aeroportos regionais criam novas rotas de turismo doméstico em um Estado privilegiado com o maior mercado emissor de turistas do país”, afirma Roberto de Lucena, secretário de Estado de Turismo e Viagens de São Paulo.

“Esse é mais um legado que a gente vai deixar para a cidade: a retomada da linha aérea no nosso município, e as melhorias que vão acontecer ao longo dos anos para que o aeroporto de Barretos volte a fazer voos regulares, diariamente, em um tempo breve”, comentou Paula Oliveira Lemos, prefeita de Barretos.

De acordo com Dario Lopes, CEO da ASP – Aeroportos Paulistas, os investimentos realizados pela concessionária foram fundamentais para viabilizar as operações. “A retomada de voos comerciais no Aeroporto de Barretos é uma conquista da região. E a ASP contribuiu para sua concretização, com investimentos que são requisitos mandatórios conforme as exigências da Anac. Dentre eles, destacamos a implementação da Área de Segurança de Fim de Pista (RESA) e a instalação do Indicador de Precisão de Trajetória de Aproximação (Papi) na cabeceira 09. O aeroporto agora está preparado para receber operações da aviação regional”, destaca Lopes.

“Recebemos a notícia do início dessa operação com muita felicidade. Essa era uma demanda antiga da instituição, que trará mais conforto para os nossos pacientes. A Azul e o Hospital de Amor são parceiros de longa data, ficamos gratos em tê-los novamente como apoiadores da nossa missão”, completa o diretor executivo do Hospital de Amor, Dr. Raphael Haikel Jr.

Mais voos para SP

Atualmente, a Azul atende 12 municípios do estado de São Paulo, são eles: Araraquara, Araçatuba, São Paulo, Guarulhos, Bauru, Marília, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Jundiaí, Franca e Campinas.

Com a nova rota, a companhia chegará a 13 municípios atendidos, com cerca de 7,7 mil voos e aproximadamente 1 milhão de assentos disponíveis por mês, saindo de São Paulo.

Confira o cronograma de voos:

Origem Saída Destino Chegada Frequência
Campinas 09:45 Barretos 11:20 Terças e sábados
Barretos 12:10 Campinas 13:45 Terças e sábados

As vendas para Barretos já estão disponíveis no site da Azul, na Central de Vendas ou por meio das agências de viagens parceiras.