“Esse aumento significativo no turismo de São Paulo é reflexo do esforço conjunto entre o Ministério do Turismo e a Embratur para promover os destinos paulistas no exterior. O estado tem se consolidado como um destino de experiências, onde a diversidade cultural e a gastronomia se destacam. Nossa meta é continuar atraentes, para que mais turistas de todo o mundo venham conhecer as belezas desse estado”, destacou Celso Sabino, ministro do Turismo.
Além das tradicionais atrações turísticas da capital, como a Avenida Paulista e o Museu de Arte Moderna (MAM), o estado de São Paulo se destaca por destinos como Ubatuba, São Sebastião, Guarujá e Ilha Bela, que oferecem uma combinação de belas praias e contato com a natureza. A gastronomia paulista também tem sido um dos principais atrativos, com restaurantes renomados que reúnem o sabor brasileiro misturado com os sabores de todo o mundo são um verdadeiro atrativo.
Recorde nacional
Ao todo, o Brasil registrou a entrada de mais de 6,6 milhões de turistas internacionais. Os estados de São Paulo (2,2 milhões), Rio de Janeiro (1,5 milhões), Paraná (894,5 mil) e Rio Grande do Sul (879,4 mil) despontaram como as principais portas de entrada de visitantes internacionais em 2024. Proporcionalmente, estados como Roraima (97%), Santa Catarina (71,7%), Bahia (52,8%) e o Pará (47,4%), que receberá a COP30 no final do ano, registraram aumentos expressivos no número de estrangeiros em seus territórios.
Os “hermanos” continuam liderando o volume de visitantes internacionais que chegam ao Brasil. Mais de 1,9 milhões argentinos desembarcaram no país este ano. Os Estados Unidos ocupam a segunda posição, tendo enviado 696,5 mil turistas. Os chilenos vêm logo atrás, com 651,7 mil chegadas aos destinos brasileiros. Já os vizinhos Paraguai e Uruguai, juntos, somaram mais de 833,4 mil visitantes.
Ação
Na atração de turistas internacionais, o Ministério do Turismo tem trabalhado em diferentes frentes. Em dezembro de 2023, foi inaugurado no Rio de Janeiro (RJ) o primeiro Escritório da Organização Mundial do Turismo (OMT) nas Américas e no Caribe. Fruto de uma intensa articulação do governo brasileiro, a unidade colocará o país definitivamente no cenário dos grandes players globais do setor, com o planejamento e a adoção de ações em prol do desenvolvimento sustentável de toda a região.
Além disso, para reforçar a vinda desses turistas, o MTur, em parceria com a Embratur, voltou a marcar presença em grandes e estratégicos eventos internacionais de promoção dos destinos brasileiros. A ação envolve a divulgação da “Marca Brasil”, importante iniciativa para reconstruir a imagem do país no exterior — agora devidamente compromissado com a sustentabilidade, a diversidade e a inclusão no setor turístico.
O Brasil também lançou a marca “Visit South America: um lugar, vários mundos”. A estratégia é uma parceria do governo brasileiro com Argentina, Paraguai, Uruguai e Chile para, de forma integrada, promover e posicionar internacionalmente os destinos desses países, com foco em atrativos naturais, gastronômicos e de hospitalidade.
Futuro
Para 2025, o Governo Federal anunciou que os novos editais regionalizados do Programa de Aceleração do Turismo Internacional (PATI) têm previsão de R$ 63,6 milhões em investimentos para a atração de novos voos em rotas nacionais. A expectativa é de que sejam gerados ao menos 500 mil novos assentos no período de um ano. Esse número já impacta o recorde de assentos de voos internacionais para a temporada de verão 2024/2025: serão 7,48 milhões, um crescimento de 19% em comparação ao verão de 2023/2024.
Além disso, no próximo ano, o Brasil se prepara para receber importantes eventos, como a Conferência do Clima da ONU, a COP30, que será realizada em Belém, no Pará, e a reunião do BRICS, em Brasília, que devem atrair milhares de visitantes internacionais para o país.
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