O tradicional desfile da Lavagem do Senhor do Bonfim, realizado nesta quinta-feira (16) em Salvador, foi palco para a celebração da liderança da Bahia no turismo brasileiro. O bloco Agô Bonfim, composto por servidores da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) e representantes do trade turístico, animou o evento ao som da bateria afro do grupo Muzenza, acompanhado de baianas típicas. A comemoração marcou o reconhecimento da Bahia como o destino mais procurado pelos brasileiros neste verão, conforme pesquisa do Ministério do Turismo (MTur). A expectativa para a alta temporada é de 9,4 milhões de visitantes, que devem movimentar R$ 23,7 bilhões na economia local.
Para o secretário de Turismo da Bahia, Maurício Bacelar, a celebração reflete o esforço conjunto entre governo e agentes do setor. “Estamos muito felizes com os resultados, fruto de um esforço conjunto dos agentes que fazem o turismo, sob o comando do Governo do Estado. Viemos agradecer ao Senhor do Bonfim, por tudo que a Bahia tem conquistado, e pedir a proteção do santo para novos desafios, porque o trabalho segue firme“, afirmou Bacelar durante o cortejo.
A liderança do estado no setor é um motivo de orgulho também para o trade turístico, como destacou Jean Paul Gonze, presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagens na Bahia (Abav-BA). “O trade turístico tem motivos de sobra para comemorar este momento de liderança dos baianos, na procura por destinos brasileiros. A Lavagem do Bonfim já é um termômetro da movimentação recorde de turistas, esperada nesta alta temporada”, disse.
Entre os visitantes, o clima era de encantamento. A professora carioca Amanda Mendonça participou pela primeira vez da Lavagem e ficou impressionada com a diversidade cultural do evento. “Já tinha vindo a Salvador, mas é a minha primeira vez no cortejo do Bonfim. Estou achando tudo incrível. A festa superou as minhas expectativas, positivamente, por causa da diversidade de atrações, com destaque para os Filhos de Gandhy”, comentou.
Marlene Gomes, comerciante mineira residente em Milão, também destacou a energia singular do evento. “Essa energia positiva, que mistura o sagrado e o profano, só existe na Bahia. Quero elogiar a segurança da festa, porque a multidão participa com tranqüilidade”, ressaltou.
A Lavagem do Bonfim, além de seu caráter religioso e cultural, reforça o papel da Bahia como protagonista no turismo brasileiro, reafirmando a força de sua alta temporada e consolidando a conexão entre tradição e desenvolvimento econômico.
Agenda