Qualquer folguinha é sempre bem-vinda para viajar e, se for um feriado prolongado então… Ao contrário do último ano, em que quase a metade dos feriados caíram em finais de semana, o primeiro semestre de 2025 chegou trazendo oportunidades de cair na estrada: Carnaval (3 a 5 de março); Semana Santa + Tiradentes (18 a 21 de abril), Dia do Trabalho (1 de maio) e Corpus Christi (19 de junho). Conforme avaliação da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (Abla), o interesse no aluguel diário de carros para viagens domésticas nesses feriados tende a subir em até 15% na comparação com os primeiros seis meses de 2024.
Marco Aurélio Nazaré, presidente da entidade setorial, avalia que o calendário favorável de feriados e o atual patamar do dólar em relação ao real irão estimular o turismo interno. “O aumento da demanda se dará tanto pelos brasileiros em viagens pelo próprio país, como pelos estrangeiros em visita ao Brasil”, projeta ele.
Nazaré acrescenta que, com o dólar valendo mais em relação ao real, brasileiros deixam de viajar ao exterior, trocando destinos de fora por destinos nacionais; e mais estrangeiros se sentem estimulados a virem ao Brasil, pelo mesmo motivo da valorização da principal moeda estrangeira em relação à moeda brasileira.
Já em relação às viagens em família, a Abla avalia que, desde o final da pandemia, o aluguel de carros já tem se mostrado uma alternativa mais econômica que comprar múltiplas passagens aéreas. “Isso também estimula a procura por aluguel de veículos para roteiros dentro do país”, diz o presidente da Abla.
Atualmente, conforme as mais recentes estatísticas do Anuário Brasileiro do Setor de Locação de Veículos, o turismo de lazer representa 32% de participação na frota das locadoras. E, quando somada à participação do turismo de negócios, o índice sobre a 48%.
Agora, diante da tendência de alta procura para os feriados do primeiro semestre, a Abla recomenda aos interessados que antecipem as reservas, evitando o risco de indisponibilidade de veículos na última hora. A associação entrou em parceria com a IQA para gestão eficiente de frotas.
A associação aconselha ainda que os locatários verifiquem com sua locadora de preferência como funciona o atendimento 24 horas para panes e acidentes, além das variações nas tarifas conforme a categoria de veículos escolhida, tipo de proteção de danos e a habilitação de motoristas adicionais para o período da locação.
Agenda