BRL - Moeda brasileira
EUR
6,63
USD
5,83

Louvre entra em reforma e Mona Lisa terá sala exclusiva com ingresso í  parte

O Louvre passará por uma grande renovação até 2031. Entre as mudanças previstas está a criação de uma sala exclusiva para a Mona Lisa, de Leonardo da Vinci, com um ingresso específico para visitação. O anúncio foi feito nesta terça-feira (28) por Emmanuel Macron, presidente da França, como parte de um projeto de modernização do museu mais visitado do mundo.

A necessidade de reformas ficou evidente após um alerta feito por Laurence des Cars, presidente-diretora do museu, em 13 de janeiro. Em um comunicado à ministra da Cultura, Rachida Dati, ela ressaltou problemas como “multiplicação de defeitos em espaços às vezes muito degradados” , “equipamentos técnicos obsoletos” e “oscilações de temperatura preocupantes” que afetam a conservação das obras.

O plano denominado “Novo Renascimento para o Louvre” prevê a criação de uma nova entrada na Colunata de Perrault, situada na fachada leste do museu. O projeto será escolhido por meio de um concurso internacional de arquitetura.

A pirâmide de vidro, atual entrada principal projetada por Ieoh Ming Pei e inaugurada em 1988, foi originalmente planejada para receber quatro milhões de visitantes por ano. No entanto, apenas em 2024, o Louvre recebeu nove milhões de visitantes, sendo 80% estrangeiros. Com as mudanças, a expectativa é que o número de visitantes chegue a 12 milhões anuais.

Sala exclusiva para Mona Lisa

Entre as principais novidades está a criação de um espaço dedicado exclusivamente à Mona Lisa, permitindo que a obra seja visitada separadamente do restante do museu. A sala terá um ingresso próprio, em uma área privada, buscando melhorar a experiência dos visitantes e reduzir a superlotação. Atualmente, cerca de 20 mil pessoas passam diariamente pela Mona Lisa, muitas registrando o momento com celulares, o que gera cenas constantes de aglomeração em frente ao quadro renascentista.

Para financiar parte do projeto, o governo francês pretende aumentar o preço do ingresso para turistas de fora da União Europeia a partir de 2026.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Peru reforça turismo de fronteira com...

a:51:{i:0;O:8:"stdClass":7:{s:2:"id";i:623804;s:5:"title";O:8:"stdClass":1:{s:8:"rendered";s:72:"Fullwidth, vertically aligned headline on right with description on...

MSC Cruzeiros abre vendas para temporada...

Durante a cerimônia de encerramento da temporada 2024/2025, a...

MSC projeta novo itinerário no litoral...

A MSC Cruzeiros tem novos planos traçados temporada 2025/2026:...

Destinos brasileiros disputam Green Destinations Stories...

Destinos brasileiros com iniciativas de turismo sustentável estão concorrendo...

Cruzeiros de expedição contemplam destinos e...

Durante a primeira edição do Cruise360 Brasil, promovido pela...

NEWSLETTER

    AGENDA

    .

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS