BRL - Moeda brasileira
EUR
6,49
USD
5,55

Louvre entra em reforma e Mona Lisa terá sala exclusiva com ingresso a parte

O Louvre passará por uma grande renovação até 2031. Entre as mudanças previstas está a criação de uma sala exclusiva para a Mona Lisa, de Leonardo da Vinci, com um ingresso específico para visitação. O anúncio foi feito nesta terça-feira (28) por Emmanuel Macron, presidente da França, como parte de um projeto de modernização do museu mais visitado do mundo.

A necessidade de reformas ficou evidente após um alerta feito por Laurence des Cars, presidente-diretora do museu, em 13 de janeiro. Em um comunicado à ministra da Cultura, Rachida Dati, ela ressaltou problemas como “multiplicação de defeitos em espaços às vezes muito degradados” , “equipamentos técnicos obsoletos” e “oscilações de temperatura preocupantes” que afetam a conservação das obras.

O plano denominado “Novo Renascimento para o Louvre” prevê a criação de uma nova entrada na Colunata de Perrault, situada na fachada leste do museu. O projeto será escolhido por meio de um concurso internacional de arquitetura.

A pirâmide de vidro, atual entrada principal projetada por Ieoh Ming Pei e inaugurada em 1988, foi originalmente planejada para receber quatro milhões de visitantes por ano. No entanto, apenas em 2024, o Louvre recebeu nove milhões de visitantes, sendo 80% estrangeiros. Com as mudanças, a expectativa é que o número de visitantes chegue a 12 milhões anuais.

Sala exclusiva para Mona Lisa

Entre as principais novidades está a criação de um espaço dedicado exclusivamente à Mona Lisa, permitindo que a obra seja visitada separadamente do restante do museu. A sala terá um ingresso próprio, em uma área privada, buscando melhorar a experiência dos visitantes e reduzir a superlotação. Atualmente, cerca de 20 mil pessoas passam diariamente pela Mona Lisa, muitas registrando o momento com celulares, o que gera cenas constantes de aglomeração em frente ao quadro renascentista.

Para financiar parte do projeto, o governo francês pretende aumentar o preço do ingresso para turistas de fora da União Europeia a partir de 2026.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

Brasilturis 898 – Julho 2025

DO JEITO QUE O BRASILEIRO GOSTA - Armadoras investem...

Administradoras judiciais da 123 Milhas alertam...

Mais de 800 mil credores devem ignorar pedidos de dados bancários por canais não oficiais; pagamentos ainda não foram liberados no plano de recuperação judicial

Smiles fecha parceria com BTG Pactual...

Nova aliança permite converter pontos do BTG em milhas Smiles para uso em passagens, hotéis, seguros e mais

Agaxtur reforça canal B2B e premia...

Operadora Agaxtur homenageia principais vendedores da NCL e inicia pacote de relacionamento com o canal B2B

NEWSLETTER

    AGENDA

    Labace

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS