A Embratur reforçou sua estratégia ESG com o compromisso de alcançar a certificação Lixo Zero. Na última terça-feira (4), o presidente da agência, Marcelo Freixo, visitou a cooperativa Recicla a Vida, parceira responsável pela destinação dos resíduos recicláveis descartados pela entidade no Distrito Federal. Desde 2023, a Embratur vem implementando mudanças na gestão de resíduos, buscando reinserir pelo menos 90% do material descartado no ciclo produtivo.

“Nós estamos implementando iniciativas de Lixo Zero, mas isso só acontece por causa do trabalho de vocês e essa vinda aqui foi para coroar esse trabalho. Estou muito satisfeito em conhecer pessoalmente esta cooperativa que é uma parceira muito importante para o trabalho que temos feito de sustentabilidade na Embratur”, destacou Freixo.

A parceria com a Recicla a Vida foi firmada em maio de 2024, permitindo que cerca de 200 kg de resíduos da agência sejam reciclados mensalmente. Além do impacto ambiental, a iniciativa também gera renda e trabalho para catadores da cooperativa. Para 2025, o objetivo é que 90% dos resíduos da Embratur sejam recicláveis ou compostáveis, viabilizando a certificação Lixo Zero.

Segundo Paulo Albuquerque, assessor de ESG da agência, a mudança começou com a retirada de lixeiras individuais e a instalação de pontos de coleta seletiva por andar. “Antes, a coleta não era seletiva e todo o resíduo ia para o aterro sanitário. Agora, garantimos que recicláveis e compostáveis sejam reaproveitados”, explicou.

Além da gestão de resíduos, a Embratur também adota outras medidas sustentáveis, como a substituição de plásticos descartáveis por materiais biodegradáveis e o alinhamento ao plano de gestão de resíduos sólidos do Instituto Lixo Zero.

“A importância do gerenciamento dos resíduos sólidos de forma adequada dentro do setor turístico é de vital importância tanto para a sensibilização dos turistas quanto para a redução do impacto dessa atividade econômica”, reforçou Freixo.

Com a iniciativa, a Embratur busca se consolidar como referência na adoção de práticas sustentáveis no turismo brasileiro e incentivar outros agentes do setor a adotarem medidas semelhantes.