BRL - Moeda brasileira
EUR
6,44
USD
5,46

Embratur fortalece compromisso com reciclagem e busca lixo zero

A Embratur reforçou sua estratégia ESG com o compromisso de alcançar a certificação Lixo Zero. Na última terça-feira (4), o presidente da agência, Marcelo Freixo, visitou a cooperativa Recicla a Vida, parceira responsável pela destinação dos resíduos recicláveis descartados pela entidade no Distrito Federal. Desde 2023, a Embratur vem implementando mudanças na gestão de resíduos, buscando reinserir pelo menos 90% do material descartado no ciclo produtivo.

“Nós estamos implementando iniciativas de Lixo Zero, mas isso só acontece por causa do trabalho de vocês e essa vinda aqui foi para coroar esse trabalho. Estou muito satisfeito em conhecer pessoalmente esta cooperativa que é uma parceira muito importante para o trabalho que temos feito de sustentabilidade na Embratur”, destacou Freixo.

A parceria com a Recicla a Vida foi firmada em maio de 2024, permitindo que cerca de 200 kg de resíduos da agência sejam reciclados mensalmente. Além do impacto ambiental, a iniciativa também gera renda e trabalho para catadores da cooperativa. Para 2025, o objetivo é que 90% dos resíduos da Embratur sejam recicláveis ou compostáveis, viabilizando a certificação Lixo Zero.

Segundo Paulo Albuquerque, assessor de ESG da agência, a mudança começou com a retirada de lixeiras individuais e a instalação de pontos de coleta seletiva por andar. “Antes, a coleta não era seletiva e todo o resíduo ia para o aterro sanitário. Agora, garantimos que recicláveis e compostáveis sejam reaproveitados”, explicou.

Além da gestão de resíduos, a Embratur também adota outras medidas sustentáveis, como a substituição de plásticos descartáveis por materiais biodegradáveis e o alinhamento ao plano de gestão de resíduos sólidos do Instituto Lixo Zero.

“A importância do gerenciamento dos resíduos sólidos de forma adequada dentro do setor turístico é de vital importância tanto para a sensibilização dos turistas quanto para a redução do impacto dessa atividade econômica”, reforçou Freixo.

Com a iniciativa, a Embratur busca se consolidar como referência na adoção de práticas sustentáveis no turismo brasileiro e incentivar outros agentes do setor a adotarem medidas semelhantes.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Greve de controladores de tráfego aéreo...

Paralisações nos dias 3 e 4 de julho devem afetar voos em toda a Europa; impacto pode atingir sobrevoos e conexões com destinos como Portugal e Marrocos

UE aprova fim da cobrança por...

Medida da UE sobre bagagem ainda será negociada com Estados-membros; companhias aéreas e entidades do setor reagem com críticas à proposta

The Brando leva proposta de luxo...

Resort de luxo sustentável The Brando aposta em experiências exclusivas e preservação ambiental para atrair viajantes do mercado brasileiro

Brasilturis 897 – Junho 2025

IOF EM ALTA - Nova alíquota sobre remessas internacionais...

Uniabla debate Reforma Tributária e tecnologia...

Evento gratuito será realizado em 2 de julho e reunirá especialistas para orientar empresários do setor de locação

NEWSLETTER

    AGENDA

    Labace

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS