A Azul Cargo Express iniciou no sábado (15) as operações de seu primeiro Airbus A321P2F, ampliando a capacidade de transporte de cargas da companhia. O voo inaugural partiu às 11h de Viracopos, em Campinas (SP), rumo a Manaus (AM), marcando o início das rotas que incluem Recife (PE). Com a nova aeronave, a empresa espera otimizar a logística e reduzir emissões.
O Airbus A321P2F tem capacidade para transportar 50% mais volume e 39% mais peso que os modelos anteriores da Azul Cargo. Segundo a companhia, a maior eficiência do cargueiro também representa uma economia de 27% no consumo de combustível por tonelada-quilômetro transportado ao ano, resultando na redução de 9 mil toneladas de CO₂ anualmente.
Além da maior capacidade de carga, o modelo se destaca pela versatilidade de pouso em aeroportos de diferentes portes e infraestrutura, permitindo à Azul expandir a cobertura logística em todas as regiões do Brasil. “Nossos dois Airbus 321 têm autonomia para operar voos internacionais, o que já tem nos levado a planejar as nossas próximas rotas para outros países. Também queremos usá-los para serviços de fretamento”, afirma Izabel Reis, diretora da Azul Cargo.
Atualmente, os cargueiros estão operando entre os hubs de Viracopos, Manaus e Recife, favorecendo a logística entre os três estados. A Azul Cargo transporta diferentes tipos de mercadorias, incluindo produtos perecíveis, pacotes de e-commerce, medicamentos e peças industriais.
A expansão da frota cargueira da Azul reforça o compromisso da empresa em aprimorar a malha aérea voltada ao transporte de mercadorias. “A novidade reforça a nossa segurança e nosso comprometimento para 2025 de manter a qualidade e a agilidade do nosso atendimento e até de ampliarmos a diversidade dos nossos serviços”, diz Izabel Reis.
O Airbus A321P2F é o primeiro cargueiro de fuselagem estreita da Azul e oferece maior flexibilidade para acomodação de cargas variadas. “O A321P2F é o cargueiro de corredor único mais eficiente disponível atualmente. Sua fuselagem de seção transversal otimizada oferece flexibilidade para transportar uma ampla variedade de tamanhos de paletes e contêineres, proporcionando à Azul capacidades de carga incomparáveis para conectar ainda mais o Brasil com bens e comércio essenciais”, afirma Arturo Barreira, presidente da Airbus América Latina e Caribe.
A Azul Cargo Express transportou mais de 32 mil toneladas de mercadorias em 2024 e, com a chegada dos novos cargueiros, projeta crescimento na movimentação de cargas em 2025.
Agenda