A Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa) ainda não compilou e divulgou os resultados das operadoras associadas de 2024, mas, de acordo com as respostas ao Brasilturis, as operadoras entrevistadas terminaram o ano com crescimento de próximo ou acima de 15%, marcando um bom ano para as empresas e indo ao encontro do anuário 2024 da Braztoa, que mostra os resultados de 2023, onde demonstra crescimento na média de faturamento das operadoras associadas em 39%, saltando de R$11,55 bilhões para R$19,50 bilhões.

A entidade também emitiu novas informações sobre as tendências para 2025. De acordo com o levantamento, 44% das operadoras esperam um ano promissor ou muito promissor, 34% preveem estabilidade, enquanto 22% consideram o período desafiador. Ainda de acordo com as expectativas apresentadas pela Braztoa, alguns fatores influenciarão fortemente o Turismo no ano corrente, incluindo: 

  • taxas de câmbio;
  • inflação e poder de compra;
  • economia nacional e global;
  • custos operacionais e políticas públicas;
  • regulamentações do Turismo no Brasil. 

Vale destacar que no levantamento foi constatado que o Turismo enfrenta desafios significativos, influenciados por fatores externos como oscilações econômicas, mudanças políticas, questões ambientais e crises globais. Motivos destacados com a tendência para o ano de 2025. 

As operadoras entrevistadas pela Braztoa também acreditam que o ano será de crescimento estratégico. As principais oportunidades identificadas incluem otimização de processos internos e aumento da eficiência operacional; melhoria da experiência do cliente, com foco em fidelização; expansão de parcerias estratégicas no ecossistema turístico; adoção de novas tecnologias, acompanhando inovações disruptivas; e lançamento de produtos e serviços inovadores, especialmente em nichos e especializações.

Confira as respostas das operadoras ao Brasilturis sobre o balanço do ano 2024 e as perspectivas para 2025:

Azul Viagens

Com um desempenho expressivo em 2024, a Azul Viagens cresceu 50% no faturamento geral, consolidando uma estratégia de expansão com 26 novas lojas, totalizando 125 unidades, incluindo Assunção e Estados Unidos. Para 2025, a operadora aposta em novos destinos na Europa, pacotes exclusivos com foco em ecoturismo, festas regionais, shows e cruzeiros, além da ampliação do portfólio Experiência Azul. Alinhada às tendências de sustentabilidade e personalização, a Azul Viagens intensificará programas de incentivo, treinamentos e famtours, incluindo a 5ª edição da campanha Agente Tá On e o lançamento de um portal exclusivo para agentes de viagem. Diversos roadshows e workshops em cidades estratégicas estão no cronograma, com foco na capacitação e fortalecimento do relacionamento com parceiros.

Bancorbrás Turismo

Com crescimento de 24% em 2024, a operadora superou expectativas e busca se consolidar como referência em custo-benefício e encantamento de clientes. Para 2025, aposta no segmento de luxo, com produtos exclusivos e atendimento diferenciado, além de fortalecer o turismo corporativo com especialistas e sistemas avançados. Participará das principais feiras de turismo para apresentar novidades aos agentes de viagens e realizará sua convenção em Brasília, no dia 8 de fevereiro, com 320 colaboradores de vendas.

Befly

Com um desempenho positivo em 2024, a BeFly registrou crescimento significativo, consolidando a liderança na FTS e expandindo operações como a Reservia e a Qualitours. Para 2025, a empresa aposta em lançamentos como pacotes exclusivos para o GP de São Paulo de Fórmula 1, viagens guiadas por Rodrigo Ruas para destinos como Turquia e Egito, e parcerias inéditas com uma nova armadora de navios e um parque temático. Focada em experiências autênticas e personalização tecnológica, a BeFly também intensificará ações de capacitação e famtours para agentes de viagem, além de investir em ferramentas digitais para aprimorar vendas e fortalecer parcerias.

BWT

Fechando 2024 com um faturamento de R$ 350 milhões e 300 mil passageiros atendidos, a BWT planeja crescer em destinos nacionais como Nordeste, Curitiba e Foz do Iguaçu, além de apostar em mercados internacionais consolidados e emergentes, como Croácia, Polônia e África do Sul. A operadora lançará pacotes exclusivos para a Copa do Mundo de 2026 nos Estados Unidos e reforçará os produtos de luxo, com foco em experiências sofisticadas e personalizadas. A empresa continuará promovendo capacitações e encontros presenciais para agentes, com destaque para sua convenção anual, que ocorrerá de 26 a 29 de abril em Foz do Iguaçu, em parceria com o Governo do Paraná, reunindo cerca de 400 profissionais do setor.

CVC

A operadora alcançou recordes de vendas em 2024, com destaque para a Black Friday, que trouxe um aumento de 40% no volume de vendas em um único dia. Para 2025, ampliará seu portfólio com pacotes para o Jubileu 2025 em Roma, viagens para destinos fora do circuito tradicional como África do Sul, Alter do Chão e Cumbuco, e investirá em treinamentos, famtrips e presença em feiras. Convenções importantes estão confirmadas, incluindo a de Vendas da CVC, que ocorrerá em fevereiro, em São Paulo, e outras como a da RexturAdvance em março, em Foz do Iguaçu, e o Summit da Trend em abril, em Portugal.

EHTL

O grupo teve um crescimento de 15% em 2024, apesar de desafios relacionados a fatores econômicos e políticos internacionais, e segue consolidado no mercado corporativo de hotelaria. Para 2025, investirá no segmento de luxo, além de manter foco no lazer, parte essencial do DNA da empresa. As ações de marketing incluem roadshows, feiras do trade, eventos culturais e esportivos, famtours e visitas com realidade virtual. O principal destaque será a 2ª edição do Megafam em Foz do Iguaçu. O grupo ainda não divulgou detalhes sobre convenções específicas além dos eventos citados.

Grupo GEA Brasil

O grupo teve expansão significativa em 2024, com aumento de 25% no número de fornecedores, e planeja ampliar encontros de relacionamento e eventos para divulgar seus serviços. Destinos como Sudeste Asiático, Caribe e América Central serão priorizados devido à ampliação de voos diretos e ao custo-benefício favorável. A primeira convenção nacional do grupo será realizada no segundo semestre em São Paulo, complementando a participação em eventos internacionais.

Interep

Em 2024, a Interep obteve resultados sólidos, alcançando suas metas de vendas e EBITDA, consolidando-se como referência no mercado de luxo, com destaque para sua certificação como Virtuoso Supplier. Mais de 80% das vendas foram de produtos internacionais, mas o segmento nacional tem registrado crescimento constante. Para 2025, a operadora aposta em seu novo portal “1-Click”, desenvolvido para simplificar o trabalho dos agentes de viagens e incluirá lançamentos adicionais ao longo do ano. Alinhada às tendências de mercado, a empresa reforçará a curadoria de DMCs locais, promovendo o conceito de “slow travel” e investindo na personalização de roteiros. Como parte de sua estratégia de marketing, a Interep organizará treinamentos, capacitações e famtours em todo o Brasil, fortalecendo o relacionamento com agentes de viagem. Além disso, realizará sua quarta Convenção de Vendas no início de agosto, com local ainda a ser definido.

Orinter

Com um crescimento de 25% em 2024, atingindo R$ 1,6 bilhão em vendas, a Orinter aposta em roteiros personalizados e exclusivos para 2025, mantendo sua estratégia de proximidade e respeito aos agentes de viagem. Este canal continua sendo o único da operadora, que promove campanhas comerciais específicas e capacitações para fortalecer as vendas. A convenção da Orinter está confirmada e será realizada de 7 a 9 de fevereiro no Hotel Pestana, em São Paulo, reunindo cerca de 400 funcionários de todo o Brasil.

Queensberry

A operadora encerrou 2024 com crescimento de 20% e espera repetir o desempenho em 2025, impulsionada por sua nova ferramenta digital que oferece maior autonomia e agilidade aos agentes de viagem. Para este ano, as apostas incluem novos destinos de neve como Montrel e Tremblant, além de roteiros exclusivos para parques americanos e uma expansão estratégica para Estados Unidos e Canadá. No Caribe, serão lançados produtos diferenciados com foco em experiências refinadas. As tendências incluem maior presença digital para atrair novos públicos, enquanto as ações de marketing contam com roadshows do GBM, eventos de capacitação e parcerias com marcas como Flytour e Chanteclair. A parceria com a Flytour Consolidadora se mantém forte, com 90% das passagens emitidas através dela. 

Schultz

A Schultz encerrou 2024 com crescimento de 15%, apostando em promoções de produtos nacionais e aumentando o número de passageiros embarcados em 19%. Para 2025, o foco está em destinos como Canadá, Grécia e Jalapão, além de pacotes para o Jubileu 2025 na Itália. A empresa também investe em inteligência artificial com o Wikitravel e realiza roadshows e eventos Portas Abertas para capacitar agentes de viagem. A 17ª Convenção Anual da Schultz acontecerá entre 28 de março e 1º de abril, em Curitiba, com cerca de 400 participantes. O evento incluirá roteiros famosos como o passeio de trem para Morretes.

Tereza Perez

Em 2024, a operadora de turismo registrou um crescimento de 24% nas vendas no mercado B2B, alcançando o melhor desempenho de sua história no período pós-pandemia. Para 2025, a empresa aposta em novos destinos como os Lençóis Maranhenses, agora Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, e os safáris na África, com destaque para África do Sul, Quênia, Botsuana e Ruanda. Entre os destinos asiáticos estão Japão, Coreia, Tailândia, China e Vietnã. As navegações pelo Ártico, Antártica, Polinésia Francesa e Mediterrâneo também ganham projeção, assim como resorts de esqui na Europa e EUA, incluindo Zermatt e Aspen. As tendências de viagem focam em autoconhecimento, bem-estar, sustentabilidade e turismo regenerativo. Em 2025, a operadora planeja expandir sua equipe de vendas, marcar presença em eventos estratégicos, e lançar novas publicações, como guias de viagem e a revista The Traveller. A convenção anual da Teresa Perez está programada para fevereiro.

TGK World

Com crescimento de 29% em 2024, a TGK foca em experiências de luxo e personalizadas para 2025, destacando destinos como Coreia do Sul, Filipinas e América Latina. A operadora investirá em sustentabilidade e exclusividade como diferenciais para o turismo de alto padrão. Além disso, realizará dois grandes eventos: a 2ª edição do Travel Global Experiences, em 4 de junho, e a 5ª edição do TGK World, na primeira semana de novembro, ambos em São Paulo.

Visual Turismo

Em 2024, a Visual Turismo foi reestruturada do zero, alcançando reconhecimento no mercado após um ano desafiador. Para 2025, aposta em pacotes para eventos esportivos, como o Mundial de Clubes nos EUA, e no Jubileu 2025 em Roma. Focada em tendências como ecoturismo e escapadas rápidas, também investirá em ações com agentes de viagem, incluindo feiras, famtrips e campanhas de incentivo. A Convenção de Vendas ocorrerá em março, em Foz do Iguaçu, junto com a RexturAdvance.

Por Geovana Fraga e Rafael Destro