São Paulo (SP) e Manaus (AM) foram confirmadas como candidatas do Brasil para integrar a Rede de Cidades Criativas da Unesco, iniciativa que promove o desenvolvimento sustentável por meio da cultura e da criatividade. As capitais disputarão a inclusão na rede internacional nas categorias Cinema e Gastronomia, respectivamente. A seleção foi realizada pelo Comitê de Seleção do Governo Federal, que inclui os ministérios do Turismo e da Cultura, além da Comissão Nacional do Brasil para a Unesco.

A escolha levou em consideração diversos critérios estabelecidos pela Unesco, como alinhamento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da Onu, relevância histórica e patrimonial, viabilidade financeira e engajamento com a rede. No total, 23 cidades foram analisadas, mas apenas nove atingiram a pontuação mínima exigida.

“O Brasil ocupa atualmente uma importante posição, atrás apenas da China e empatando com a Itália no número de Cidades Criativas. Isso demonstra a importância das políticas públicas dos municípios e do governo federal para impulsionar o setor criativo como fator de contribuição para o desenvolvimento sustentável do país, além de ampliar a visibilidade do turismo brasileiro na comunidade internacional”, destacou Celso Sabino, ministro do Turismo.

Agora, São Paulo e Manaus terão até 3 de março para formalizar suas candidaturas na plataforma da Unesco. Caso sejam selecionadas, as cidades se juntarão a um grupo de 14 destinos brasileiros já reconhecidos, como Florianópolis (SC), Belo Horizonte (MG), Recife (PE) e Salvador (BA).

Ao integrar a rede, os municípios se comprometem a compartilhar boas práticas, fortalecer as indústrias culturais e colaborar para a promoção do desenvolvimento sustentável. A última seleção nacional ocorreu em 2023, quando Rio de Janeiro (RJ) e Penedo (AL) foram escolhidas nas categorias Literatura e Cinema.