A partir do dia 9 de abril de 2025, o valor da Autorização Eletrônica de Viagem (Eta) para entrada no Reino Unido passará a ser de 16 libras. A informação foi divulgada pela Embaixada Britânica no Brasil, que também reforça a importância de realizar o pagamento somente pelos canais oficiais do governo britânico.
A taxa da Eta pode ser paga apenas com cartão de crédito, débito, Apple Pay ou Google Pay, e não são aceitos pagamentos via Pix.
Vale lembrar que a Eta é um requisito obrigatório para brasileiros e outras pessoas sem nacionalidade britânica que pretendem viajar ao Reino Unido para estadias de até seis meses. A exigência se aplica a portadores de todos os tipos de passaportes, incluindo os comuns, oficiais e diplomáticos.
Com validade de até dois anos, a autorização permite múltiplas entradas no país dentro desse período. No entanto, caso o passaporte expire ou seja renovado, será necessário solicitar uma nova Eta.
Além disso, mesmo com a Eta aprovada, o viajante ainda precisará passar pela imigração britânica ao chegar ao Reino Unido. A autorização não garante a entrada automática no país.
Alerta contra golpes na solicitação da Eta
A embaixada britânica também alerta para o risco de fraudes envolvendo a solicitação da Eta. O pedido deve ser feito exclusivamente pelos canais oficiais do governo do Reino Unido, que são o aplicativo oficial para iPhone e Android e o site oficial: Apply for an Eta to come to the UK – GOV.UK
Golpistas podem oferecer serviços fraudulentos para a obtenção da Eta, muitas vezes utilizando sites falsos. Para evitar cair em armadilhas, a recomendação é sempre verificar se o endereço eletrônico termina em “.uk”, pois domínios que terminam em “.com” não são oficiais.