A Airbus reviu seus planos para lançar uma aeronave movida a hidrogênio até 2035. Segundo Bruno Fichefeux (chefe de programas futuros), a empresa ajustará o cronograma conforme a evolução do ecossistema de produção e infraestrutura de hidrogênio, que está de cinco a dez anos atrasado em relação às previsões iniciais.
A fabricante desenvolveu um conceito de aeronave narrowbody com quatro motores elétricos, alimentados por células de combustível que convertem hidrogênio e oxigênio em eletricidade. O projeto ZEROe promete um voo sem emissões. No último ano, a Airbus concluiu testes de componentes-chave, como motores elétricos, caixas de câmbio e pilha de células de combustível.
“Nos próximos anos, nos concentraremos em avançar nos sistemas de armazenamento, distribuição e propulsão, ao mesmo tempo em que defendemos a estrutura regulatória necessária para garantir que essas aeronaves possam voar”, afirmou Glenn Llewellyn (chefe do Projeto ZEROe).