Os itinerários turísticos na Tailândia continuam sem interrupções após o terremoto de magnitude 7,7 que atingiu Mianmar na última sexta-feira (28), impactando também Bangkok. O tremor, que resultou na morte de mais de 1.700 pessoas em Mianmar e 18 na Tailândia, não afetou significativamente as operações do setor turístico no país, segundo informações da Associated Press.
Várias operadoras de turismo, como G Adventures, Intrepid Travel, Collette, Kensington e EF World Journeys, confirmaram que as viagens atuais e futuras na Tailândia não sofreram impactos e que seguem acompanhando os desdobramentos da situação.
Jennifer Gardner, gerente de produtos da Kensington, reforçou que a situação no país já está normalizada e que os serviços essenciais seguem operando.
“Nossa equipe local na Tailândia confirmou que as coisas estão essencialmente de volta ao normal no país”, afirmou Gardner. “O impacto geral foi mínimo — o transporte público está operando normalmente, os aeroportos continuam abertos e, além de algumas interrupções temporárias, os serviços foram totalmente retomados.”
A Autoridade de Turismo da Tailândia também confirmou que, apesar de Bangkok ter sido declarada zona de emergência pelo primeiro-ministro Paetongtarn Shinawatra, aeroportos, rodovias e trens seguem operando normalmente.
“Em relação ao setor de turismo, o Ministério do Turismo e Esportes indicou que a situação agora voltou ao normal, permitindo que viajantes nacionais e internacionais retomem com confiança todas as atividades planejadas”, informou o Banco da Tailândia em comunicado.
Empresas reforçam apoio a Mianmar
A Intrepid Travel, que possui grupos de turistas na Tailândia, informou que evacuou seu escritório no país durante o tremor, mas garantiu que todos os funcionários estão seguros.
Além disso, a empresa lançou uma campanha de arrecadação de fundos através de sua organização sem fins lucrativos, a Intrepid Foundation, para auxiliar as vítimas em Mianmar. Até o momento, a ação arrecadou cerca de US$ 53.000, com a empresa comprometendo-se a dobrar as doações até atingir 100.000 dólares australianos.