BRL - Moeda brasileira
EUR
6,66
USD
5,86

Consórcio impulsiona turismo de Campos do Jordão e amplia ocupação no verão

Com ações estratégicas e presença em feiras, consórcio garante aumento de 12 pontos na ocupação hoteleira de Campos do Jordão frente à alta temporada

Campinas (SP) – Criado para fortalecer a promoção turística de Campos do Jordão, o consórcio “Aproveite Campos do Jordão” já colhe resultados expressivos. Liderado por Marcelo Richtmann, o grupo é formado por cerca de 25 empresários que se uniram para profissionalizar a divulgação do destino e ampliar sua presença no mercado turístico nacional.

“Assumi a direção do consórcio com o propósito de ajudar e trabalhar junto ao poder público para divulgar o destino, promover a cidade e melhorar sua performance turística”, explica Richtmann, em entrevista ao Brasilturis, na Abav Travel SP — feira de turismo que acontece nos dias 9 e 10 de abril, no Royal Palm Hall, em Campinas (SP). Segundo o executivo, essa sinergia com as autoridades locais tem sido um diferencial importante para garantir consistência nas ações.

Uma das primeiras conquistas do grupo foi a contratação de uma agência de marketing de destino. Com esse suporte, foi possível traçar um plano estratégico de presença em eventos e feiras, além de estabelecer relacionamento direto com operadoras e agências de viagens. “No ano passado participamos de oito feiras, sendo seis delas no Brasil, e aumentamos em 20% nossa presença em canais de venda”, detalha o executivo, acrescentando que o crescimento foi acompanhado por um aumento proporcional nas vendas.

O impacto mais visível do trabalho aparece na hotelaria. Campos do Jordão, tradicionalmente associada ao inverno, conseguiu ampliar significativamente sua ocupação durante o verão. “Criamos redes sociais para divulgação do destino, o que contribuiu para um aumento de 12 pontos percentuais na lotação hoteleira de verão em comparação com o período de inverno. No ano passado, o percentual foi de 48%, mas este ano, chegou a 60% da ocupação do inverno passado”, destaca Richtmann. “Esse resultado foi espetacular. É um crescimento completamente fora da curva,” salienta o executivo.

A diversificação da comunicação ao longo do ano é outro pilar da atuação do consórcio, que busca valorizar as diferentes estações. Com a chegada do outono, Richtmann aponta que Campos de Jordão revela uma nova paleta de cores e atrativos. “A natureza está indo dormir, revelando tons e cores únicas, do verde ao vermelho, prateado e dourado. É um contraste belíssimo”, reforça. Ele ainda cita o período da Páscoa, com decoração assinada por artistas locais, cardápios especiais e a tradicional festa do pinhão, prevista para o fim de abril, como destaques da temporada.

Turismo de Montanha

Entre os projetos em andamento, está o desenvolvimento de um novo produto turístico em parceria com Gramado (RS). “Nos mobilizamos para apoiar o Convention Bureau da cidade gaúcha após a tragédia climática que afetou o estado. Em 2000, Campos também passou por um momento difícil, então nos compadecemos”, conta Richtmann. A partir desse gesto solidário, surgiu a ideia de criar o conceito de “Turismo de Montanha” e levá-lo ao Ministério do Turismo. “O Brasil é muito conhecido pelas praias, mas não é só isso. O país inteiro é maravilhoso, então por que não divulgar essa variedade?”, questiona.

Além do fortalecimento institucional, Campos de Jordão vive um momento de renovação na oferta turística. De acordo com Richtmann, a cidade conta atualmente com mais de 700 meios de hospedagem, mais de 400 restaurantes e cerca de 50 atrativos. “A cidade é pujante. A cada mês surge um novo atrativo”, afirma. Dez novos empreendimentos hoteleiros de diferentes portes estão previstos. O destino conta ainda com seis vinícolas e sete parques, com destaque para o Horto Florestal, maior reserva de araucárias do Sudeste, ocupando cerca de um terço do território do município.

Com foco em sustentabilidade, natureza e experiências sensoriais, o consórcio pretende continuar ampliando sua atuação em 2025. “Estamos super preparados para os próximos feriados e seguimos crescendo a presença de público até culminar no inverno, quando a cidade recebe, acolhe e esquenta todos os turistas”, diz Richtmann. “São dias ensolarados, sem chuva, mas com aquele friozinho da serra, perfeito para tormar um vinho, dormir bem enrolado e tudo mais”, finaliza.

O Brasilturis viaja a convite da Abav-SP | Aviesp, com apoio da Mundi Executive Transport e proteção da Affinity Seguros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Peru reforça turismo de fronteira com...

a:51:{i:0;O:8:"stdClass":7:{s:2:"id";i:623804;s:5:"title";O:8:"stdClass":1:{s:8:"rendered";s:72:"Fullwidth, vertically aligned headline on right with description on...

MSC Cruzeiros abre vendas para temporada...

Durante a cerimônia de encerramento da temporada 2024/2025, a...

MSC projeta novo itinerário no litoral...

A MSC Cruzeiros tem novos planos traçados temporada 2025/2026:...

Destinos brasileiros disputam Green Destinations Stories...

Destinos brasileiros com iniciativas de turismo sustentável estão concorrendo...

Costa Cruzeiros inicia celebração a bordo...

Rio de Janeiro - O Costa Americas Awards, primeira...

NEWSLETTER

    AGENDA

    .

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS