BRL - Moeda brasileira
EUR
6,39
USD
5,54

Consórcio impulsiona turismo de Campos do Jordão e amplia ocupação no verão

Com ações estratégicas e presença em feiras, consórcio garante aumento de 12 pontos na ocupação hoteleira de Campos do Jordão frente à alta temporada

Campinas (SP) – Criado para fortalecer a promoção turística de Campos do Jordão, o consórcio “Aproveite Campos do Jordão” já colhe resultados expressivos. Liderado por Marcelo Richtmann, o grupo é formado por cerca de 25 empresários que se uniram para profissionalizar a divulgação do destino e ampliar sua presença no mercado turístico nacional.

“Assumi a direção do consórcio com o propósito de ajudar e trabalhar junto ao poder público para divulgar o destino, promover a cidade e melhorar sua performance turística”, explica Richtmann, em entrevista ao Brasilturis, na Abav Travel SP — feira de turismo que acontece nos dias 9 e 10 de abril, no Royal Palm Hall, em Campinas (SP). Segundo o executivo, essa sinergia com as autoridades locais tem sido um diferencial importante para garantir consistência nas ações.

Uma das primeiras conquistas do grupo foi a contratação de uma agência de marketing de destino. Com esse suporte, foi possível traçar um plano estratégico de presença em eventos e feiras, além de estabelecer relacionamento direto com operadoras e agências de viagens. “No ano passado participamos de oito feiras, sendo seis delas no Brasil, e aumentamos em 20% nossa presença em canais de venda”, detalha o executivo, acrescentando que o crescimento foi acompanhado por um aumento proporcional nas vendas.

O impacto mais visível do trabalho aparece na hotelaria. Campos do Jordão, tradicionalmente associada ao inverno, conseguiu ampliar significativamente sua ocupação durante o verão. “Criamos redes sociais para divulgação do destino, o que contribuiu para um aumento de 12 pontos percentuais na lotação hoteleira de verão em comparação com o período de inverno. No ano passado, o percentual foi de 48%, mas este ano, chegou a 60% da ocupação do inverno passado”, destaca Richtmann. “Esse resultado foi espetacular. É um crescimento completamente fora da curva,” salienta o executivo.

A diversificação da comunicação ao longo do ano é outro pilar da atuação do consórcio, que busca valorizar as diferentes estações. Com a chegada do outono, Richtmann aponta que Campos de Jordão revela uma nova paleta de cores e atrativos. “A natureza está indo dormir, revelando tons e cores únicas, do verde ao vermelho, prateado e dourado. É um contraste belíssimo”, reforça. Ele ainda cita o período da Páscoa, com decoração assinada por artistas locais, cardápios especiais e a tradicional festa do pinhão, prevista para o fim de abril, como destaques da temporada.

Turismo de Montanha

Entre os projetos em andamento, está o desenvolvimento de um novo produto turístico em parceria com Gramado (RS). “Nos mobilizamos para apoiar o Convention Bureau da cidade gaúcha após a tragédia climática que afetou o estado. Em 2000, Campos também passou por um momento difícil, então nos compadecemos”, conta Richtmann. A partir desse gesto solidário, surgiu a ideia de criar o conceito de “Turismo de Montanha” e levá-lo ao Ministério do Turismo. “O Brasil é muito conhecido pelas praias, mas não é só isso. O país inteiro é maravilhoso, então por que não divulgar essa variedade?”, questiona.

Além do fortalecimento institucional, Campos de Jordão vive um momento de renovação na oferta turística. De acordo com Richtmann, a cidade conta atualmente com mais de 700 meios de hospedagem, mais de 400 restaurantes e cerca de 50 atrativos. “A cidade é pujante. A cada mês surge um novo atrativo”, afirma. Dez novos empreendimentos hoteleiros de diferentes portes estão previstos. O destino conta ainda com seis vinícolas e sete parques, com destaque para o Horto Florestal, maior reserva de araucárias do Sudeste, ocupando cerca de um terço do território do município.

Com foco em sustentabilidade, natureza e experiências sensoriais, o consórcio pretende continuar ampliando sua atuação em 2025. “Estamos super preparados para os próximos feriados e seguimos crescendo a presença de público até culminar no inverno, quando a cidade recebe, acolhe e esquenta todos os turistas”, diz Richtmann. “São dias ensolarados, sem chuva, mas com aquele friozinho da serra, perfeito para tormar um vinho, dormir bem enrolado e tudo mais”, finaliza.

O Brasilturis viaja a convite da Abav-SP | Aviesp, com apoio da Mundi Executive Transport e proteção da Affinity Seguros.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matheus Alves
Matheus Alves
Repórter - E-mail: matheus@brasilturis.com.br

MAIS LIDAS

Justiça penhora site do Hurb por...

Decisão da 5ª Vara Cível de Franca visa garantir pagamento de indenização após descumprimento de contrato com consumidor

Latam inaugura rota sazonal entre São...

Operação reforça conectividade entre Brasil e Argentina durante a temporada de inverno e segue até agosto

Catar fecha espaço aéreo por segurança...

Medida é preventiva e responde a aumento de instabilidade entre Irã, Israel e Estados Unidos na região do Golfo

Cruzeiros Disney ampliam rotas e chegam...

Cruzeiros da Disney Cruise Line exploram fiordes, ilhas remotas e capitais históricas, com novas embarcações previstas até 2031

Acidente de balão: Crescimento do turismo...

Setor bate recordes de visitantes, mas enfrenta desafios como informalidade, falta de capacitação e riscos operacionais

NEWSLETTER

    AGENDA

    Labace

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS