A Iberostar Hotels & Resorts deu mais um passo na sua meta de alcançar a neutralidade de carbono até 2030 ao integrar inteligência artificial à gestão energética de seus hotéis. Em parceria com o grupo de engenharia e tecnologia Sener, a rede lançou o Braian, operador virtual que utiliza dados para reduzir o consumo de energia sem comprometer o conforto dos hóspedes. A novidade já está em operação em unidades da Espanha e do México.
Desenvolvido com base na plataforma Respira, o sistema Braian centraliza e analisa dados energéticos internos e externos — como previsões meteorológicas, taxa de ocupação e controles operacionais — para prever a demanda energética e antecipar decisões, especialmente relacionadas à climatização, um dos principais pontos de consumo. Isso permite, por exemplo, ajustar automaticamente a temperatura de determinados ambientes antes mesmo da chegada dos hóspedes, reduzindo desperdícios e melhorando a eficiência.
“Este projeto reflete nosso compromisso com a inovação, com a sustentabilidade e com oferecer uma experiência excepcional aos nossos clientes. Temos um sólido plano de descarbonização de nossas operações, e o Braian é uma peça fundamental nesse caminho. Além disso, valorizamos muito o suporte que ele proporciona à nossa equipe de manutenção”, afirma Álvaro Sánchez López, diretor global de Sustentabilidade, Integração e Impacto da Iberostar Hotels & Resorts.
A solução já está implantada no Iberostar Waves Royal Andalus (Cádis), Iberostar Waves Alcudia Park e Iberostar Selection Playa de Palma (Maiorca), e será implementada ainda este ano no Iberostar Selection Cancún (México), totalizando cinco hotéis com o sistema em 2025.
Guillem Peris, diretor do projeto Respira da Sener, destaca o pioneirismo da rede: “A Iberostar adotou uma meta ambiciosa para reduzir suas emissões e avançar para um modelo mais sustentável, apostando na tecnologia e no uso de dados para alcançá-la. Ficamos felizes por termos sido escolhidos para contribuir com essa iniciativa. O Braian é a materialização do compromisso da Iberostar com as novas tecnologias para levar seus hotéis ao mais alto nível de eficiência, aprimorando a experiência do cliente.”
O Braian integra o movimento Wave of Change, iniciativa de sustentabilidade da Iberostar, que inclui como metas reduzir em 35% o consumo de energia e em 85% as emissões de Escopo 1 e 2 até 2030. O projeto foi reconhecido na categoria Smart Buildings na XII edição dos enerTIC Awards, em 2024.