BRL - Moeda brasileira
EUR
6,66
USD
5,86

Rio de Janeiro projeta crescimento de 20% no turismo internacional

Com expectativa de alcançar 1,8 milhão de turistas internacionais em 2025, Rio aposta na reativação do Galeão e grandes eventos

São Paulo (SP) – O Rio de Janeiro vive um novo momento de protagonismo no cenário turístico global. Após registrar 1,5 milhão de turistas internacionais em 2024, número similar ao patamar da Copa do Mundo de 2014, a capital fluminense projeta um crescimento de 20% em 2025, mirando a marca de 1,8 milhão de visitantes estrangeiros. Os dados otimistas refletem não apenas os esforços de promoção do destino, mas também a recuperação da malha aérea internacional via Galeão e a estratégia integrada entre governos estadual, federal e municipal.

“Só em janeiro e fevereiro deste ano, o Rio já recebeu 500 mil turistas internacionais, um crescimento de 50% em relação ao mesmo período do ano anterior”, destaca Nilo Junior, diretor de Comunicação da Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro, durante participação no IMM, promovido pela TravMedia. “É um resultado que mostra que voltamos a figurar entre os grandes players do turismo internacional.”

A estratégia do estado do Rio de Janeiro está estruturada em três frentes principais: a promoção internacional, o mercado doméstico e o que a secretaria chama de “turismo de proximidade”, que estimula deslocamentos curtos entre cidades fluminenses. “Queremos que o morador de Paraty conheça Petrópolis, que o turista de Búzios estique até Arraial do Cabo. É uma forma de fomentar o turismo interno nos finais de semana e fortalecer toda a cadeia regional”, explica Junior.

Neste ano, o estado estará presente em 22 países com ações promocionais e em 17 cidades brasileira com o Experiência Rio. Em paralelo, realiza capacitações presenciais com agentes públicos e privados, como o encontro que reuniu 88 dos 92 municípios fluminenses em um esforço de alinhamento das estratégias de turismo regional. “O objetivo é trabalhar o Turismo como um projeto coletivo e integrado. Isso tem sido possível graças à liderança do secretário do estado, Gustavo Tutuca”, reforça.

Uma das medidas mais celebradas pelo setor foi o reequilíbrio da malha aérea entre os aeroportos Santos Dumont e Galeão, fundamental para a retomada do turismo internacional no estado. Com foco atual em voos executivos e na ponte aérea, o Santos Dumont cede espaço ao Galeão, que volta a operar em capacidade estratégica. “Não existe crescimento turístico sem malha aérea. O Galeão recebeu 14 milhões de passageiros no último ano e voltou a ser uma porta de entrada robusta para o estado”, afirma Junior.

Além disso, o Rio tem apostado fortemente na realização de grandes eventos para manter o destino em evidência. A capital sediou recentemente o show histórico de Madonna, que impulsionou a ocupação hoteleira e serviu de modelo para novas iniciativas. A expectativa é consolidar um evento de grande porte por ano em maio, com a confirmação de Lady Gaga já prevista para a próxima edição.

“Maio, que sempre foi um mês mais fraco, teve números recordes com a Madonna. A projeção para o feriado de 1º de maio com o show da Lady Gaga já é de 70% de ocupação hoteleira na Zona Sul, a um mês do evento. Isso mostra que não existe mais baixa temporada no Rio. A cidade está ativa o ano inteiro”, afirma.

Além dos shows, o calendário conta com congressos, feiras e encontros globais como G20, BRICS, Web Summit, Innovation Week, Expo Food e eventos da área médica e de segurança, que movimentam diversos setores da economia fluminense.

Integração, promoção e capacitação como pilares do Rio de Janeiro

O sucesso do turismo carioca, segundo o diretor, passa pela integração entre poder público e iniciativa privada, bem como pela constante capacitação dos agentes envolvidos. “Estamos reforçando o posicionamento do Rio de Janeiro como uma marca global. Mas isso só é possível com investimento contínuo em promoção e união entre os entes municipais e estaduais”, destaca.

Com uma média anual de ocupação hoteleira entre 60% e 80%, o Rio colhe os frutos de uma política de promoção estruturada e coordenada. “A cidade voltou ao mapa do turismo mundial, e o trabalho agora é manter esse protagonismo com ações que impactem toda a cadeia produtiva, dentro e fora da capital”, conclui.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Peru reforça turismo de fronteira com...

a:51:{i:0;O:8:"stdClass":7:{s:2:"id";i:623804;s:5:"title";O:8:"stdClass":1:{s:8:"rendered";s:72:"Fullwidth, vertically aligned headline on right with description on...

MSC Cruzeiros abre vendas para temporada...

Durante a cerimônia de encerramento da temporada 2024/2025, a...

MSC projeta novo itinerário no litoral...

A MSC Cruzeiros tem novos planos traçados temporada 2025/2026:...

Destinos brasileiros disputam Green Destinations Stories...

Destinos brasileiros com iniciativas de turismo sustentável estão concorrendo...

Costa Cruzeiros inicia celebração a bordo...

Rio de Janeiro - O Costa Americas Awards, primeira...

NEWSLETTER

    AGENDA

    .

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS