São Paulo (SP) – Bariloche chega à WTM Latin America 2025, feira de turismo realizada entre os dias 14 e 16 de abril no Expo Center Norte, na capital paulista, com uma conquista histórica: o recorde de conectividade aérea com o Brasil. De acordo com Martina Gelardi, representante da Emprotur Bariloche, o destino terá 230 voos diretos entre Brasil e Bariloche apenas entre julho e agosto de 2025, operados por diferentes companhias aéreas.
“É uma notícia incrível para nós. Brasil é nosso principal mercado internacional e, este ano, todas as companhias apostaram em rotas diretas para o inverno, que é justamente o que os turistas brasileiros mais amam em Bariloche: a neve, o esqui, o snowboard e todos os produtos ligados ao frio”, celebra Martina, durante entrevista ao Brasilturis.
Entre os destaques está a estreia da Azul Linhas Aéreas com voos diretos de Campinas (SP), Belo Horizonte (MG) e Porto Alegre (RS). “Pela primeira vez teremos voos do interior do Brasil. Era um pedido constante de agentes, operadores e do próprio público. A Azul atendeu esse apelo e acreditamos que esses voos funcionarão muito bem, especialmente considerando que o Sul do Brasil viaja bastante para Bariloche”, explica.
A Latam também reforça a malha, com seis voos semanais de Guarulhos (SP) a partir de 23 de junho. Já a Aerolíneas Argentinas retoma a operação com um voo diário de Guarulhos durante julho e agosto. A Gol, por sua vez, mantém três frequências semanais, com possibilidade de conexões via Santiago (Chile) ou Buenos Aires, além das conexões por meio das companhias aéreas Sky e Jetsmart.
Como resultado, a conectividade entre os dois países cresceu 115% em relação a 2024. “Isso nos deixa muito felizes porque representa uma oportunidade real de receber o dobro de brasileiros em comparação com o ano passado”, afirma Martina.
Números de 2024 já indicavam alta
Mesmo diante do cenário econômico argentino, 2024 já havia sido um ano recorde para Bariloche. Segundo Gelardi, houve um aumento de 50% no total de visitantes brasileiros durante o inverno e, quando considerados apenas os meses de alta temporada, o crescimento foi de 60% em relação a 2023.
“Já estávamos felizes com o resultado de 2023, e 2024 conseguiu superar. O que nos surpreendeu foi ver o Rio de Janeiro ultrapassar São Paulo como principal emissor de turistas para Bariloche. Isso mostra uma tendência e um potencial que vamos continuar aproveitando”, disse.
Cerro Catedral renova estrutura com investimento milionário
Para a temporada 2025, a principal novidade em infraestrutura é a finalização de um plano de modernização no Cerro Catedral, o maior centro de esqui da América do Sul, com 1,2 mil hectares de pistas esquiáveis. “Foram investidos 50 milhões de dólares em novos meios de elevação e canhões de neve artificial, que garantem o início da temporada mesmo quando o clima não colabora”, detalhou Gelardi.
A estação passou por um redesenho de pistas, liderado por um especialista com experiência nos Alpes italianos e no Canadá, para oferecer experiências otimizadas a todos os perfis de visitantes. “É uma estação sem filas, com pistas pensadas para iniciantes, famílias, esquiadores avançados e criadores de conteúdo. A estrutura foi desenhada para ser internacional”, afirmou.
Campanhas e ativações no Brasil
A Emprotur tem intensificado suas ações promocionais no Brasil desde fevereiro, com foco em agentes de viagens, operadores e público final. Em março, foram realizados cafés de capacitação e eventos em parceria com o trade. Na semana anterior à WTM, a marca promoveu uma ativação de impacto no Shopping Eldorado, em São Paulo.
“Montamos uma bola de neve em tamanho real, com um tipo de neve artificial que parecia muito real. As pessoas podiam entrar, ativar a neve e tirar fotos. Foi uma forma lúdica e eficaz de convidar o público brasileiro a viver a experiência da neve em Bariloche”, conta.
Segundo Gelardi, as campanhas também têm buscado reforçar que Bariloche é um destino de neve ideal para quem vai pela primeira vez. “Queremos incentivar o ‘batismo de neve’. Bariloche é a cidade ideal para isso, com muito espaço, boa estrutura e opções gastronômicas cada vez mais sofisticadas. A viagem de neve da América Latina é em Bariloche”, conclui.