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Kamilla Alves
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Brasil é segundo maior mercado da Copa Airlines e pode ganhar mais voos

São Paulo (SP) – Durante a WTM Latin America 2025, Valeria Padilla, gerente de Marketing, e Raphael de Lucca, gerente Comercial da Copa Airlines para o Brasil, destacaram ao Brasilturis a importância estratégica do mercado brasileiro para os planos de crescimento da companhia. Atualmente, o Brasil ocupa a segunda posição em faturamento global da aérea e a terceira em volume de passageiros.

“O Brasil é um mercado muito estratégico para o nosso crescimento no médio prazo. Hoje operamos com 101 aeronaves e, nos próximos cinco anos, receberemos mais 50. Esse crescimento trará mais oferta nos destinos atuais e também a abertura de novas rotas, inclusive no Brasil”, afirmou De Lucca.

Com operação em sete cidades brasileiras – São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Manaus, Porto Alegre e Florianópolis – a Copa realiza 83 voos semanais partindo do País. A expansão futura pode incluir o retorno ao Nordeste, onde a companhia já operou em Salvador e Recife antes da pandemia. “São mercados que podem voltar ao radar”, completou.

Outro destaque da estratégia da Copa é o fortalecimento do stopover no Panamá, que permite ao passageiro fazer uma parada gratuita no país em rotas para destinos como Punta Cana, Cancun, Orlando, Miami e Havana. A proposta oferece uma experiência complementar, valorizando o papel do agente de viagens como consultor.

“Quando o passageiro pede um destino no Caribe, o agente pode oferecer um produto mais completo com o Panamá como parada. Isso enriquece a viagem e aumenta o ticket médio da venda”, explicou De Lucca. “O Panamá complementa a viagem com turismo urbano, histórico e de natureza, algo que geralmente falta em destinos apenas de sol e praia.”

Para sustentar essa estratégia, a Copa Airlines mantém uma relação próxima com o trade. Toda a força de vendas da companhia no Brasil é voltada exclusivamente aos agentes de viagens, com ações de capacitação e suporte técnico. A companhia também atua em parceria com operadores, consolidadores e com a Promtur – órgão de promoção turística do Panamá – para potencializar sua presença no mercado.

No marketing, a integração com a área comercial é considerada um diferencial. “Trabalhamos muito alinhados com a equipe de vendas para garantir que nossas ações façam sentido tanto para o consumidor final quanto para o canal B2B. Isso tem sido um dos pilares do nosso sucesso”, afirmou Valeria Padilla.

A executiva também anunciou o lançamento do 17º destino da companhia nos Estados Unidos: San Diego, que terá voo inaugural no fim de junho. A nova rota amplia a presença da Copa no país e reforça um dos diferenciais da companhia: conexões rápidas no hub do Panamá.

“Nosso tempo de conexão gira em torno de 40 a 50 minutos e a imigração é feita apenas no destino final, o que facilita muito para quem viaja aos EUA”, ressalta Padilla.

A expansão internacional também contempla novos destinos na América do Sul, como Salta e Tucumán, na Argentina, somando-se a Buenos Aires, Córdoba, Mendoza e Rosário. A expectativa da companhia é seguir crescendo em 2025 e 2026, com a chegada de dez novas aeronaves ainda este ano.

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