O Espírito Santo está determinado a se firmar como um dos principais destinos turísticos do Brasil. Com uma comitiva ativa na WTM Latin America 2025, realizada no Expo Center Norte, em São Paulo, o estado apresentou sua estratégia de reposicionamento para o mercado turístico nacional e internacional, com foco na ampliação de rotas aéreas e promoção integrada de seus atrativos.
A delegação capixaba, composta por representantes da Secretaria de Turismo (Setur-ES), Sebrae-ES e do Conselho Estadual de Turismo (Contures), participou de reuniões com grandes operadoras e companhias aéreas, como Azul Viagens e Decolar, com apoio da Lab Turismo Consultoria. A proposta é transformar o turismo em vetor estratégico de desenvolvimento econômico.
De acordo com Valdeir Nunes, presidente do Contures, a presença na feira foi uma oportunidade de reforçar o compromisso com a governança colaborativa. “Estamos construindo um novo posicionamento para o Espírito Santo no mercado turístico. As reuniões realizadas durante a WTM mostraram o interesse das grandes operadoras e empresas do setor em apostar no potencial do nosso Estado. Essa articulação entre poder público, setor privado e entidades como o Sebrae é fundamental para consolidarmos o turismo como vetor de desenvolvimento sustentável”, afirmou.
Já Victor Coelho, secretário de Turismo do Espírito Santo, ressaltou a diversidade do destino e a importância da conectividade. “O Espírito Santo vive um momento estratégico de valorização do turismo. Estamos trabalhando para ampliar rotas aéreas e integrar os diversos destinos capixabas ao mercado nacional com mais visibilidade. Nossa diversidade natural, cultural e gastronômica tem tudo para conquistar mais viajantes — e estamos criando as condições para isso acontecer.”
A participação no evento também marca uma nova fase do Sebrae-ES, que, com a chegada de Valdeir Nunes à presidência, passa a tratar o turismo como uma prioridade estratégica. O trabalho da Lab Turismo Consultoria junto ao Sebrae-ES e ao Contures tem foco no redesenho das instâncias de governança, planejamento estratégico e qualificação da presença capixaba no trade.
Entre os destinos já consolidados no estado estão as montanhas do Caparaó, o litoral da Grande Vitória, os atrativos históricos e culturais de Anchieta, Vila Velha e Vitória, além do enoturismo e agroturismo na região serrana.