BRL - Moeda brasileira
EUR
6,63
USD
5,83

São Paulo lidera chegada de estrangeiros no 1º trimestre de 2025

Com mais de 800 mil visitantes, São Paulo se consolida como principal porta de entrada aérea para o turismo internacional no Brasil

O Estado de São Paulo bateu recorde no número de estrangeiros recebidos no primeiro trimestre do ano: 807,0 mil, segundo dados do Ministério do Turismo e da Embratur, em parceria com a Polícia Federal. Desse total, 795,3 mil chegaram por via aérea, o que reforça a posição do estado como uma das principais portas de entrada de visitantes internacionais no Brasil.

O número consolida São Paulo como o maior hub aéreo da América Latina, impulsionado por sua robusta infraestrutura, ampla malha aérea e oferta turística diversificada — que vai de centros culturais e gastronômicos a roteiros de natureza e negócios. Além disso, o estado se destaca como destino preferencial para turistas de ao menos seis nacionalidades, fortalecendo sua posição estratégica no turismo internacional. Em 2024, o número de turistas estrangeiros que desembarcaram no território paulista foi de 2,3 milhões.

O crescimento foi significativo entre os principais países emissores. A Argentina lidera com um aumento de 95% no número de visitantes em relação ao mesmo período do ano passado. França e Portugal também registraram altas expressivas, de 26% e 22%, respectivamente. Na sequência, aparecem Chile (+18%), Estados Unidos (+14%) e Reino Unido (+4%).

“São Paulo tem uma posição estratégica no turismo nacional. Um estado multitemático, rico e diverso. O aumento na chegada de turistas é um marco histórico, que reforça nosso papel como protagonista do turismo no Brasil”, afirma o secretário de Turismo e Viagens do Estado, Roberto de Lucena.

Em março, o estado foi a principal porta de entrada do país, com 277,3 mil turistas internacionais. O Rio de Janeiro aparece em seguida, com 241,8 mil entradas, seguido pelo Rio Grande do Sul (168,5 mil) e Bahia (17,6 mil).

Turismo nacional em alta

O aumento na chegada de estrangeiros tem impulsionado o turismo nacional, que segue batendo recordes mês a mês, segundo a Embratur. O Brasil registrou, no primeiro trimestre de 2025, a maior entrada de visitantes internacionais de toda a sua história: 3,73 milhões de turistas — um crescimento de 47,8% em relação ao mesmo período de 2024.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Peru reforça turismo de fronteira com...

a:51:{i:0;O:8:"stdClass":7:{s:2:"id";i:623804;s:5:"title";O:8:"stdClass":1:{s:8:"rendered";s:72:"Fullwidth, vertically aligned headline on right with description on...

MSC Cruzeiros abre vendas para temporada...

Durante a cerimônia de encerramento da temporada 2024/2025, a...

MSC projeta novo itinerário no litoral...

A MSC Cruzeiros tem novos planos traçados temporada 2025/2026:...

Destinos brasileiros disputam Green Destinations Stories...

Destinos brasileiros com iniciativas de turismo sustentável estão concorrendo...

Cruzeiros de expedição contemplam destinos e...

Durante a primeira edição do Cruise360 Brasil, promovido pela...

NEWSLETTER

    AGENDA

    .

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS