BRL - Moeda brasileira
EUR
6,49
USD
5,55

Aeroporto de Guarulhos pode ser vendido ao BTG Pactual

Banco pode assumir os 51% da concessão hoje nas mãos da Invepar, que controla a GRU Airport com a sul-africana ACSA

Atualmente, o Aeroporto Internacional de Guarulhos é administrado pela GRU Airport, formada pela sul-africana ACSA (Airports Company South Africa) e pela Invepar, uma empresa de investimentos controlada por três grandes fundos de previdência de estatais: a Previ, do Banco do Brasil; a Funcef, da Caixa Econômica Federal; e a Petros, da Petrobras.

A GRU Airport detém 51% da concessão do Aeroporto de Guarulhos, enquanto os outros 49% ainda pertencem à estatal Infraero. O modelo de concessão atual não prevê participação direta da empresa estatal de administração aeroportuária.

Segundo a coluna de Lauro Jardim, do jornal O Globo, o BTG Pactual — maior banco de investimentos da América Latina e que já possui um terminal VIP no próprio Aeroporto de Guarulhos — estaria negociando com a Invepar a compra de sua participação na administração do principal aeroporto brasileiro.

Esse avanço do BTG Pactual representaria um aumento na concorrência com a XP Investimentos, sua principal rival no setor financeiro, que atualmente administra os aeroportos de Campo de Marte, na capital paulista, e de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro.

A atual gestão da GRU Airport tem sido alvo de críticas pela falta de inovação desde a inauguração do Terminal 3, apesar da existência de um recente plano de investimentos que prevê mudanças para ampliar a capacidade operacional do aeroporto.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matheus Alves
Matheus Alves
Repórter - E-mail: matheus@brasilturis.com.br

MAIS LIDAS

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

Brasilturis 898 – Julho 2025

DO JEITO QUE O BRASILEIRO GOSTA - Armadoras investem...

Administradoras judiciais da 123 Milhas alertam...

Mais de 800 mil credores devem ignorar pedidos de dados bancários por canais não oficiais; pagamentos ainda não foram liberados no plano de recuperação judicial

Smiles fecha parceria com BTG Pactual...

Nova aliança permite converter pontos do BTG em milhas Smiles para uso em passagens, hotéis, seguros e mais

Agaxtur reforça canal B2B e premia...

Operadora Agaxtur homenageia principais vendedores da NCL e inicia pacote de relacionamento com o canal B2B

NEWSLETTER

    AGENDA

    Labace

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS